Avião da FAB é destacado para buscar órgãos de homem com morte cerebral
Já com morte cerebral declarada pelos médicos, o guarda municipal Roberto Aparecido Ramos, de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande -, terá seus orgãos doados. Para isso, um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) foi destacado para fazer o transporte dos órgãos nesta noite de terça-feira (10).
Roberto está no Hospital da Vida, para onde foi após sofrer na semana passada um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ontem (9), foi constatada a morte cerebral dele. De acordo com o site Dourados News, sabendo da situação e da possibilidade de doação, a Central Nacional de Transplante acionou a FAB.
O transporte de órgãos passou a ser realizado também pela FAB a partir de decreto assinado pelo presidente Michel Temer (PMDB), ano passado, autorizando tal serviço. Ainda segundo o Dourados News, a expectativa era que o avião pousasse até às 22h em Dourados. A reportagem do Campo Grande News não conseguiu confirmar a chegada.
De Roberto, serão doados o pâncreas, os rins e o fígado. Uma equipe médica veio no avião para avaliar se de fato os órgãos estão em condições de serem transplantados em outra pessoa que esteja na fila de transplantes.