Bandeirantes e Vicentina comemoram aniversário nesta quinta-feira
Municípios comemoram 59 e 37 anos de emancipação político-administrativa, respectivamente
Os municípios de Vicentina e Bandeirantes comemoram a emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (20).
Com aproximadamente 7280 habitantes, o município de Bandeirantes fica a 70 quilômetros de Campo Grande. As comemorações começam hoje, com jantar no Clube do Laço da Acriban aberto à população, e vão até domingo.
Amanhã, a festa se inicia às 19h com quadrilha, seguida de show da dupla Guilherme & Santiago. No dia 22, a celebração começa mais cedo, às 14h, com desfile cívico. O encerramento fica por conta do Grupo Tradição, no domingo.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região da cidade de Bandeirantes foi primeiro habitada por pessoas da família de José da Rocha Xavier, proprietário da Fazenda Cervo. A propriedade era atravessada pelo caminho que ligava Campo Grande a Coxim, onde foi criada a primeira hospedaria e um pequeno armazém. O nome do município foi dado em homenagem aos bandeirantes, exploradores que desbravaram a região. O município foi criado por lei em 20 de junho de 1965, há 59 anos.
Grande Dourados - Vicentina está a 248 km da Capital, no sul do estado, região da Grande Dourados, e tem cerca de 6.115 habitantes. Lá, as comemorações foram na semana passada com cinco dias de shows gratuitos. Entre as atrações estavam Simone Mendes e Detonautas.
Vicentina teve origem a partir de 1951, com colonizações agrícolas às margens do rio Dourados, de acordo com o IBGE. Os primeiros habitantes eram principalmente migrantes paulistas, atraídos pelos solos férteis. O crescimento do povoado se deu por conta da demanda de mão de obra para os algodoeiros cultivados na região, na época. O distrito de Vicentina foi criado em 1963, subordinado à cidade de Fátima do Sul. Somente em 20 de junho de 1987, há 37 anos, foi elevado à categoria de município, após a realização de um plebiscito.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.