ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Carreta do Hospital do Câncer inicia exames de mamografia e preventivos

Unidade móvel vai ficar na Praça Antônio João até o dia 17 deste mês; são 450 exames de mamografia e cem preventivos cadastrados

Helio de Freitas, de Dourados | 02/03/2017 11:02
Carreta do hospital de Barretos iniciou hoje atendimento em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Carreta do hospital de Barretos iniciou hoje atendimento em Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com pelo menos 500 atendimentos já agendados, a Unidade Móvel do Hospital de Câncer de Barretos começou na manhã de hoje (2) a atender moradoras de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. A carreta equipada com aparelhos para exames de mamografia e equipe para coleta de amostras para exames preventivos vai ficar na Praça Antonio João até o dia 17 deste mês.

A Secretaria Municipal de Saúde, que organiza os atendimentos, informou que as pessoas cadastradas devem procurar a unidade móvel das 7h às 17h.

As unidades de saúde do município cadastraram 450 mulheres para exames de mamografia e outras cem para o preventivo. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março).

De acordo com a assessoria da prefeitura, as pessoas que ainda não estão cadastradas podem procurar as unidades de saúde e se inscrever para futuro atendimento com a equipe do Hospital de Câncer de Barretos.

Orientação – Para fazer os exames de mamografia, as mulheres já cadastradas devem ter entre 40 a 69 anos de idade, não estar grávida nem amamentando, ter passado pelo exame há mais de um ano e evitar, no dia do exame, produtos cosméticos como talco e hidratantes. Quem já fez a mamografia na carreta de Barretos só poderá fazer novo exame agora se o procedimento ocorreu há mais de dois anos.

Para fazer o preventivo, a idade mínima é de 25 e a máxima de 65 anos. A mulher não pode ter mantido relação sexual nos dois dias antes da coleta e não ter feito uso de pomada ginecológica no mesmo período. Também não pode fazer o exame se estiver com suspeita de gravidez.

Para fazer os exames é preciso apresentar RG, CPF, Cartão SUS e um comprovante de residência. De acordo com a prefeitura, os postos de saúde estão comunicando as pacientes sobre as datas designadas para os exames.

Nos siga no Google Notícias