ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com 5 mortes em 8 dias, Sesai diz que reforçou equipe de saúde em aldeias

Até está quinta-feira (23) 53 indígenas foram diagnosticados com covid-19 na região de Aquidauana

Adriano Fernandes e Izabela Sanches | 23/07/2020 21:36
Barreira sanitária na entrada do distrito de Taunay em Aquidauana. (Foto: Eric Marky Terena/ Conselho Terena)
Barreira sanitária na entrada do distrito de Taunay em Aquidauana. (Foto: Eric Marky Terena/ Conselho Terena)

Diante do aumento no número de casos e mortes, causadas pela covid-19 na comunidade indígena de Aquidauana a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) reforçou as equipes que prestam atendimento médico nas aldeias. Somente nos últimos 8 dias, cinco índios da etnia terena morreram por conta da doença na região e há mais 53 casos confirmados, conforme apurou a reportagem com uma equipe médica local.

Desde esta quarta-feira (22) um médico, um técnico de enfermagem e um odontólogo passaram a atender no polo base de Aquidauana. Além de Aquidauana o polo atua em Nioaque e Anastácio que compreendem uma população total de 7.439 indígenas assistidos.

Ainda segundo o Dsei/MS (Distrito Sanitário Especial Indígena do Mato Grosso do Sul) a prefeitura de Aquidauana também cedeu outras três equipes de saúde - composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem - com transporte do município para reforçar o atendimento local e auxiliar no controle do surto.

Por parte da Ses (Secretaria Estadual de Saúde), houve também o envio de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas e máscaras e medicamentos além de uma van do Dsei para subsidiar as equipes locais.

Aquidauana é o segundo município com mais casos da doença entre indígenas depois de Dourados, que tem 212 casos de covid-19 entre os indígenas. Para tentar conter o avanço da doença o comitê da covid-19 em Mato Grosso do Sul, coordenado pela secretaria estadual de saúde, planeja organizar uma estrutura de emergência para isolar os índios terena com suspeitas de contaminação pela covid-19 em Aquidauana.

Nas comunidades, não há distanciamento, já que muitos indígenas ocupam as mesmas moradias e que também são muito próximas umas das outras.

Outra preocupação é quanto ao colapso na estrutura de saúde local. Segundo o boletim divulgado pela secretaria estadual de saúde nesta quinta-feira, Aquidauana tem 107 casos confirmados da doença. Os pacientes em estado grave, incluindo os indígenas, são encaminhados para o Hospital Regional de Aquidauana que já começa a sentir os efeitos da lotação.

Até a atriz Lucélia Santos fez um apelo por doações em vídeo, nesta quinta-feira (23). O hospital necessita de mais luvas, álcool gel, mascaras, sabonete liquido, fraudas de todos os tamanhos, escova dental e creme dental.

Na Capital as doações devem ser entregues no Memorial da Aldeia Urbana Marçal de Souza, na Rua Terena, região do Bairro Tiradentes.

Nos siga no Google Notícias