Com bolsa de água, helicóptero apoia combate ao fogo em Bodoquena
Os trabalhos da força-tarefa montada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para combater os focos de incêndio na região do Pantanal seguem a todo vapor. Neste domingo (22), militares atuaram em diferentes pontos com auxílios de equipes do Distrito Federal, e o apoio deve ser ainda maior a partir desta segunda-feira (23).
Isso porque, um dos helicópteros cedidos ao Estado para auxiliar no combate, o modelo usado pela Polícia Militar de São Paulo, além de fazer o transporte das equipes também auxiliará diretamente no controle dos incêndios. Ao Campo Grande News, o Tenente Eduardo Tracz, que participa do combate aos incêndios na região de Bodoquena, afirmou que a aeronave possui uma “bolsa d’água” que permitirá que o helicóptero auxilie as equipes em solo.
“O equipamento tem capacidade para 400 litros de água e, com isso, o helicóptero vai até um açude ou uma lagoa e, por cima do fogo, despeja a água em apoio a equipe de solo”, revela.
A expectativa é que a aeronave, que chegou a região por volta das 15h deste domingo, comece a ser usada entre 8h e 9h de amanhã. Um voo teste deve ser realizado para reconhecimento da área e para que o plano de combate aos incêndios seja elaborado. Neste domingo, pelo menos 10 militares atuaram na região de Bodoquena.
A chegada dos helicópteros - além do usado pela PM de São Paulo, tem o do Exército - irá ajudar a diminuir o tempo de deslocamento das equipes até os pontos com focos de incêndio. O avião Air Tractor, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, também continuará será sendo usado.