Com mais 4 casos de raiva animal confirmados, CCZ intensifica vacinação
A secretaria Municipal de Saúde confirmou mais quatro casos de raiva animal, em Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande. A doença foi detectada laboratorialmente em cães encontrados nos bairros Aeroporto, Cristo Redentor, Universitário e em um bovino, no assentamento Tamarineiro II.
No total, seis casos da endemia já foram detectados este ano na cidade. No mês de abril, outros dois cães localizados nos bairros Nova Corumbá e Popular Nova estavam com a doença. Houve ataque a pessoas e as vítimas já começaram tratamento com soro e vacina.
Conforme levantamento feito pela equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura, os animais detectados com a doença viviam na rua, tinham idade entre 3 meses e 3 anos. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses trabalha para combater o foco nos bairros onde os animais foram localizados.
A Prefeitura orienta que os proprietários de cães e gatos mantenham os bichos em casa com a vacinação antirrábica em dia, levando o animal ao CCZ ou facilitando o acesso dos agentes de endemias que estarão realizando a vacina de casa em casa em todos os bairros da cidade. Em caso de agressão de animais, lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde.