ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Interior

Comércios são flagrados vendendo 400 kg de carne e ovos impróprios para consumo

Mercadorias foram apreendidas e comerciantes encaminhados para a delegacia

Por Bruna Marques | 24/04/2024 07:03
Parte da carne apreendida em um dos supermercados de Rio Negro (Foto: Divulgação)
Parte da carne apreendida em um dos supermercados de Rio Negro (Foto: Divulgação)

Dois supermercados e um laticínio foram flagrados comercializando 400 kg de carne e ovos impróprios para consumo. A operação ocorreu nesta terça-feira (23), em Rio Negro, distante 153 quilômetros de Campo Grande.

Durante a ação envolvendo policiais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Vigilância Sanitária do município, duas mulheres e um homem foram encaminhados para a delegacia, onde prestaram esclarecimentos.

O primeiro estabelecimento vistoriado pelas equipes está localizado na Rua Atualpa Simões. No local, a dona do comércio, de 57 anos, foi flagrada produzindo carne de charque e fracionando ovos sem rotulagem, sem data de produção e validade.

Segundo a coordenadora do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), os produtos não estavam autorizados a ser comercializados. No local foram apreendidos 7,850 kg de charque bovino e 30 cartelas de ovos, com 30 unidades de ovos.

Em outro boletim de ocorrência, consta que em supermercado na Avenida Brasil, as equipes encontraram linguiças e charque sendo produzidos de forma irregular. Além disso, o local fracionava carne bovina e frangos temperados sem rotulagem, data de produção e validade. As proteínas estavam armazenadas fora da temperatura adequada.

Carne de charque exposta ao sol, sendo produzida para venda (Foto: Divulgação)
Carne de charque exposta ao sol, sendo produzida para venda (Foto: Divulgação)

A dona do supermercado, de 58 anos, confessou que a mercadoria estava sem autorização de comercialização. Ao todo, foram apreendidos 403,48 kg de produtos entre linguiça, frango, peixe, presunto, queijo muçarela, carne bovina, suína e embutidos.

Em um laticínio, os policiais e fiscais encontraram funcionários fabricando manteiga com creme de soro, sem autorização para comercializar. Em outra ocasião, a manteiga passou pelo teste de qualidade e o resultado foi insatisfatório. Os produtos foram apreendidos e o comerciante encaminhado para a delegacia.

Toda a mercadoria apreendida nos três comércios foi entregue à Iagro para que seja descartada.

Produtos armazenados em freezer com temperatura irregular (Foto: Divulgação)
Produtos armazenados em freezer com temperatura irregular (Foto: Divulgação)

De acordo com o delegado titula da Decon, Reginaldo Salomão, os comerciantes foram multados pela Iagro e não houve motivo para que os responsáveis fossem presos. Eles foram conduzidos para a delegacia, prestaram esclarecimentos e foram liberados.

“As maiores irregularidades foram documentais, em regra observando as normas, a ação vai até sexta e tem por escopo orientar os comerciantes, uma ação repressiva será feita no segundo semestre”, disse o delegado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias