Cuidadora denuncia homem por manter mãe de 80 anos em cárcere
Idosa era mantida presa em casa e muitas vezes era alimentada com comida vencida, segundo cuidadora
Cuidadora de idosos procurou a Polícia Civil para denunciar um homem de 61 anos que mantinha a mãe de 80 em cárcere privado na casa onde moravam, no Bairro Cristo Redentor, em Corumbá, cidade a 428 quilômetros de Campo Grande. Ele foi preso em flagrante e o caso é investigado.
De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher foi contratada para cuidar da idosa no dia 13 de dezembro e ficou na casa até dia 21 e que neste período presenciou o homem gritando e ofendendo a mãe com diversos palavrões. Ela relatou ainda que o acusado fazia pressão psicológica na vítima espalhando facas pela casa, inclusive dentro do banheiro.
No relato, a cuidadora disse que o homem raciona água dentro de casa, impedindo até mesmo que a mãe tomasse banho de forma adequada e que a higiene da idosa era feita com o auxílio de um balde. Os ventiladores não podiam ser ligados, independente do calor que fizesse na cidade.
Além disso, as refeições da mulher muitas vezes eram feitas à base de comida vencida e que ele proibia a mãe de ter contato com outras pessoas. Inclusive, teria tirado a bateria do celular da idosa para que ela não falasse com os filhos e a mantinha trancada dentro de casa e só podia sair com ele para sacar a aposentadoria.
Equipe da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá foi até a casa e conversou com a vítima que confirmou os maus-tratos e o cárcere. A idosa disse que é tratada de forma humilhante pelo filho. O homem foi preso em flagrante. O caso foi registrado como maus-tratos, apropriação de bens, já que ele ficava com o dinheiro da mãe, e cárcere privado.