Destino de turistas do mundo inteiro, cidade comemora 66 anos
O município de Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, comemora 66 anos de emancipação política hoje (2). Conhecida internacionalmente como um dos melhores destinos de turismo de natureza do mundo, a cidade conta com uma população de quase 21 mil habitantes de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Para celebrar a data, um show com o grupo musical Zíngaro aconteceu ontem (1) na Casa de Cultura do município.
Natureza - A região, que fica à sudoeste de Mato Grosso do Sul, pertence à bacia do Paraguai e as águas cristalinas dos rios que cortam a cidade se devem às rochas calcárias. Além disso, o Aquífero Guarani, imenso reservatório subterrâneo de água, banha boa parte do Estado, incluindo Bonito.
Os municípios que fazem limite com a cidade são Bodoquena e Miranda, ao norte, Aquidauana e Nioaque à leste; Guia Lopes da Laguna e Jardim ao sul e Porto Murtinho no sentido oeste.
Mapa turístico - Para não perder nenhuma atração oferecida na cidade, um mapa turístico da região foi elaborado pelo grupo responsável pelos principais atrativos de lazer do município. O mapa apresenta informações sobre passeios, como trilhas e cachoeiras, flutuação em águas cristalinas, mergulho com cilindro, passeio a cavalo e observação de aves.
O material também oferece a localização dos hotéis e pousadas, restaurantes, atrativos urbanos, operadoras de mergulho e também endereços de locais de utilidade pública.
O mapa rodoviário, que liga a cidade de Campo Grande a Bonito, também está incluso. A dica é seguir pela BR-060 passando pelos municípios de Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Bonito.
A cartilha está disponível em agências e operadoras de turismo e no centro de informações turísticas do aeroporto internacional de Campo Grande. Também é possível fazer o download do mapa clicando aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: atendimento@gruporiodaprata.com.br.
História - No dia 11 de junho de 1915 uma lei estadual criou o Distrito de Paz de Bonito, uma área desmembrada do município de Miranda, a 201 km de Campo Grande, mas que continuava subordinada administrativamente à cidade vizinha.
Foi somente em 1948 que a área foi definida como município. Nessa época, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso compunham uma região administrativa só. Por isso, Bonito só foi adicionado à Mato Grosso do Sul no ano de 1977, com a divisão dos estados.
No entanto, muito antes disso, a região já contava com a presença de povos indígenas segundo relatos históricos. No livro "História de um país inexistente - O pantanal entre os séculos XVI e XVIII", a escritora Maria Fátima Costa afirma que, no século 16 os índios Guaicuru já defendiam o espaço tornaram-se inimigos dos castelhanos. Para ela, a cidade é resultado da ocupação, conquistas e conflitos entre espanhóis/assucenos e nações indígenas.