DOF comemora 27 anos de criação e homenageia autoridades em Dourados
Em comemoração aos 27 anos de criação do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), 21 autoridades e personalidades serão homenageadas, na manhã de hoje (28), em Dourados, a 233 quilômetros da Capital. Concedendo a medalha “Águia da Fronteira”, o DOF reconhece os que contribuíram de forma efetiva para os serviços relevantes da polícia. Já está confirmada a presença da vice-governadora Simone Tebet (PMDB) no evento.
O DOF é hoje responsável pelas maiores apreensões e operações realizadas no país, considerado, juntamente com a DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), destaque no programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteiras) do Governo Federal.
Comandado pelo coronel Osnei Nazareth Duarte, o Departamento realiza o policiamento em 51 municípios localizados na fronteira de Mato Grosso do Sul. O DOF é responsável por tirar de circulação drogas, armas, munições e materiais contrabandeados de outros países. Conforme o órgão, muitos veículos também são recuperados com o trabalho desenvolvido por eles.
Este ano o DOF e a DEFRON já apreenderam no Estado mais de 6,5 toneladas de drogas, 11 veículos envolvidos com o tráfico ou irregulares, prenderam em flagrante por tráfico de drogas mais de 15 pessoas e apreenderam quatro adolescentes. Já são mais de 30 de pessoas presas. Também já foram recuperados cinco veículos roubados ou furtados em Mato Grosso do Sul e outras unidades da federação.
A solenidade comemorativa aos 27 anos no DOF, acontece na sede do Departamento, localizada na rua Coronel Ponciano, n.º 400, no Parque dos Jequitibás, em Dourados.
DOF- Subordinado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, o então GOF (Grupo de Operações de Fronteira) foi criado em 28 de maio de 1987, através da resolução 119/87, com o objetivo de realizar o policiamento de recobrimento na região da grande Dourados, combatendo crimes como o narcotráfico, tráfico de armas, furtos e roubos de veículos, de cargas e em propriedades rurais.
Inicialmente a sede do GOF era em Campo Grande, mas por conta da distância da área de atuação do grupo, em 1989 foi transferida para o município de Dourados. Naquela ocasião a missão do GOF era realizar o policiamento ostensivo itinerante na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Com a reestruturação da Sejusp no ano de 1996, no dia 15 de janeiro, por força do Decreto Estadual n.º 8.431, a denominação GOF foi substituída por DOF (Departamento de Operações de Fronteira). E em maio de 1999, por força de uma resolução, o DOF começou a atuar também na fronteira de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia.
Integrada ao DOF, a DEFRON (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) foi criada em 28 de dezembro de 2006, por meio do Decreto n.º 12.218.