ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Dois são presos por recrutar e facilitar o “batismo” de adolescentes no PCC

Organização criminosa atuava para manter o controle do tráfico de drogas em Naviraí

Jhefferson Gamarra | 20/12/2022 21:21
Polícia Civil em um dos endereços de buscas da operação (Foto: Divulgação)
Polícia Civil em um dos endereços de buscas da operação (Foto: Divulgação)

Deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira (19), a “Operação Baptismus” prendeu dois integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Naviraí, a 359 km de Campo Grande, por recrutar e facilitar a entrada de adolescentes na facção. O objetivo dos criminosos era criar um "exército" para manter o controle do tráfico de drogas na cidade.

Pelas antigas regras, para entrar no PCC um pretendente precisava ser convidado por um membro da facção e ter o aval de outros dois integrantes. Mas com um afrouxamento no estatuto, a organização passou a aceitar e batizar, para aumentar o efetivo a serviço do crime.

Com o apoio das delegacias de Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em residências de supostos integrantes da organização criminosa. Em um dos aparelhos celulares apreendidos havia elementos que comprovavam o envolvimento dos suspeitos com a facção criminosa.

Durante as buscas, um homem de 33 anos foi preso em flagrante por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. Na audiência de custódia, a Justiça converteu a prisão em preventiva. O segundo suspeito foi preso por tráfico, posse de arma e receptação. Ele também teve a prisão convertida em preventiva após a realização da audiência de custódia. Ambos foram encaminhados para penitenciária de segurança máxima da cidade.

Além da facilitação do ingresso de adolescentes na facção, a polícia desarticulou planos da facção para supostamente realizar alguns crimes em Naviraí. Em razão disso, serão intensificadas as investigações até a conclusão dos fatos.

Nos siga no Google Notícias