Em operação nacional, polícia apura denúncias de violência contra idosos
Equipe da delegacia especializada percorre endereços e o Lar do Idoso, em Dourados
A Polícia Civil faz nesta quinta-feira (26) em Dourados, a 251 km de Campo Grande, o “Dia D” da Operação Virtude, que ocorre em todo o país durante o mês de outubro para combater violência contra idosos.
Equipes da Deaji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso) saíram às ruas logo cedo para verificar denúncias de violência contra idosos. Não houve nenhum flagrante.
A delegada Andreia Pereira, titular da Deaji, coordenou as ações e conversou com idosos e com responsáveis em cuidar dessas pessoas, para orientar sobre todas as formas de violência e pedir que a qualquer crime nesse sentido seja feita denúncia ao “Disque 100”.
Os policiais também estiveram no Lar do Idoso, entidade beneficente mantida com doações e repasses de verba pública que atende pessoas idosas.
A Operação Virtude acontece em âmbito nacional para comemorar os 20 anos do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). Segundo a delegada, a violência contra a pessoa idosa pode ser física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e até mesmo institucional. “Virtude se refere à honra, experiência do idoso. Hoje é o Dia D da operação e estamos fazendo uma força-tarefa em Dourados”, afirmou.
A delegada informou que após aumento das denúncias durante a pandemia de covid-19, houve redução dos casos de violência contra idosos em Dourados. A operação consiste em abordagens, atividades educativas, sensibilização da sociedade e visitas domiciliares a idosos vítimas de violência, de abandono e em condições vulneráveis.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.