ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEXTA  11    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Em operação nacional, polícia apura denúncias de violência contra idosos

Equipe da delegacia especializada percorre endereços e o Lar do Idoso, em Dourados

Por Helio de Freitas | 26/10/2023 09:56
Policiais em residência em Dourados, para checar denúncia de maus-tratos (Foto: Adilson Domingos)
Policiais em residência em Dourados, para checar denúncia de maus-tratos (Foto: Adilson Domingos)

A Polícia Civil faz nesta quinta-feira (26) em Dourados, a 251 km de Campo Grande, o “Dia D” da Operação Virtude, que ocorre em todo o país durante o mês de outubro para combater violência contra idosos.

Equipes da Deaji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso) saíram às ruas logo cedo para verificar denúncias de violência contra idosos. Não houve nenhum flagrante.

A delegada Andreia Pereira, titular da Deaji, coordenou as ações e conversou com idosos e com responsáveis em cuidar dessas pessoas, para orientar sobre todas as formas de violência e pedir que a qualquer crime nesse sentido seja feita denúncia ao “Disque 100”.

Os policiais também estiveram no Lar do Idoso, entidade beneficente mantida com doações e repasses de verba pública que atende pessoas idosas.

Delegada Andreia Pereira em visita ao Lar do Idoso de Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Delegada Andreia Pereira em visita ao Lar do Idoso de Dourados (Foto: Adilson Domingos)

A Operação Virtude acontece em âmbito nacional para comemorar os 20 anos do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). Segundo a delegada, a violência contra a pessoa idosa pode ser física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e até mesmo institucional. “Virtude se refere à honra, experiência do idoso. Hoje é o Dia D da operação e estamos fazendo uma força-tarefa em Dourados”, afirmou.

A delegada informou que após aumento das denúncias durante a pandemia de covid-19, houve redução dos casos de violência contra idosos em Dourados. A operação consiste em abordagens, atividades educativas, sensibilização da sociedade e visitas domiciliares a idosos vítimas de violência, de abandono e em condições vulneráveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias