Exército deflagra nova etapa da Operação Ágata na fronteira com o Paraguai
Ágata de Aço II-2019 envolverá cerca de 2,6 mil agentes de segurança no combate a crimes transfronteiriços
Teve início nesta segunda-feira (3) a operação Ágata de Aço II-2019, que mobiliza quase 2,6 mil agentes de segurança pública, cerca de 800 deles do Exército, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Equipes da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados –a 233 km de Campo Grande– vão ajudar no combate a crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas, armas e munições, contrabando e descaminho, entre outros.
Conforme o Dourados News, o CMO (Comando Militar do Oeste) planeja, com a edição da Ágata de Aço II, ampliar a eficácia de operações interagências. A brigada douradense conduzirá os trabalhos ao lado das demais forças e órgãos de segurança pública e agências federais, estaduais e municipais.
Nesta fase, a operação deve se valer de ações surpresa, com operações mais curtas e pontuais, valendo-se ainda de informações do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) para subsidiar ações de prevenção e repressão.
A operação não tem prazo definido para conclusão e contará, além da presença de militares, com órgãos como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Polícias Civil e Militar.