Exército encerra operação Atalaia com saldo positivo
A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército Brasileiro encerrou, neste sábado (11), a Operação Atalaia, iniciada dia 6 de julho, com o objetivo de combater delitos na fronteira entre Brasil e Bolívia. Foram contabilizadas mais de 1300 abordagens a veículos e cerca de 300 quilômetros da faixa de fronteira vistoriados por meio de sobrevoo com o Helicóptero Pantera, do Exército Brasileiro. A base operacional da ação ficou em Corumbá, a 460 quilômetros de Campo Grande.
A ação foi realizada pelo Exército Brasileiro, que empregou 400 militares na operação. Além deles, participaram, a Polícia Federal, Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, Polícias Militar e Civil de Mato Grosso do Sul, Bombeiros, Guarda Municipal de Corumbá e da Agetrat.
O Exército destacou que a operação buscou estreitar a coordenação entre os órgãos do Poder Executivo e órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização das esferas Federal, Estadual e Municipal.
O saldo da operação foi a abordagem de mais de 1300 veículos de passeio, ônibus, caminhões, motos, barcos, pedestres e trens na região de Corumbá, Porto Murtinho, Porto Esperança e Forte Coimbra.
Mais de 500 quilômetros de faixa de fronteira foram percorridos a pé, a cavalo, de viatura e em embarcações.