Homens espancados em alojamento receberão auxílio jurídico e social de sindicato
Dois sofreram lesões no rosto após apanharem de seguranças com pedaço de pau
Trabalhadores espancados com espécie de taco de madeira nesta quarta-feira (16) por seguranças do Alojamentos Aliança, em Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande, receberão assessoria jurídica e social. Ao Campo Grande News, o Sinticop MS (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do MS) manifestou repúdio contra as ações dos seguranças.
“Mesmo que eles [as vítimas] estejam com conduta errada, alcoolizados, segundo os seguranças - o que não é permitido no alojamento - nós entendemos que há outros meios [de repreender a ação]. O profissional de segurança precisa estar preparado para esses enfrentamentos”, afirma Walter Vieira, presidente do Sinticop MS.
Vítimas - Dois homens, hóspedes do alojamento, sofreram ferimentos na confusão. Uma das vítimas, de 24 anos, teve lesões no rosto e na mandíbula, ficou em observação na Santa Casa de Campo Grande e recebeu alta na manhã de hoje (17). A outra, de 27 anos, sofreu traumatismo cranioencefálico e trauma no lado esquerdo do rosto.
O homem ficou em observação no pronto-socorro, foi avaliado e liberado pela equipe da neurocirurgia sem lesões evidentes, mas seguirá em tratamento conservador devido à fratura dos ossos da face. Ele recebeu alta por volta das 10h de hoje.
“Repudiamos a agressão física desses trabalhadores que são de outros estados e que vieram agregar sua mão de obra para o progresso do estado e da economia de Mato Grosso do Sul. O sindicato vai assistir esses trabalhadores com sua assessoria jurídica e vai formalizar ofício para a empresa notificar esse funcionário terceirizado da segurança para se preparar mais para cuidar desses trabalhadores de forma que os proteja, e não os coloque em risco”, completa Vieira. O Campo Grande News tentou contato com a empresa terceirizada de segurança, mas não foi possível localizar nenhum representante da mesma.
Ajuda sistemática em Ribas - Ainda de acordo com o representante, amanhã (18) será inaugurada uma subsede do sindicato em Ribas do Rio Pardo, chamada de Casa dos Trabalhadores, para atender interessados com assessoria jurídica e acompanhar situações similares na cidade.
“Muitas vezes esses trabalhadores ficam desassistidos, sem uma assistência social, sem assessoria jurídica, não têm quem os defenda. Então vamos disponibilizar essa Casa para isso e cobrar das empresas atitudes de profissionalismo ao atender esses trabalhadores”, finaliza Vieira. O espaço fica na Avenida Aureliano Moura Brandão, 1429, Centro.