Hospital faz testagem em massa, após profissional ser diagnosticado com covid-19
Outros dois servidores, de diferentes setores, tiveram resultado positivo
Cerca de 300 funcionários do Hospital Regional de Nova Andradina, distante 301 quilômetros de Campo Grande, passam por teste rápida, após profissional da instituição ser diagnosticado com a covid-19. Sem conseguir mapear a origem do contágio, a administração realiza testagem em massa dos funcionários da instituição.
Até o início da tarde de hoje foram testados 238 funcionários, sendo que dois, de diferentes setores, tiveram resultado positivo. De acordo com protocolo do Ministério da saúde, todos os profissionais da saúde são considerados grupos prioritários para a testagem porque estão na linha de frente de combate à doença.
Para o diretor geral do HR, Norberto Fabri, a rápida detecção permite agilidade na tomada de medidas necessárias. Além disso, essa testagem é um meio de prevenção importante para identificar os profissionais que já tiveram contato com o coronavírus e afastá-los o quanto antes, com o objetivo de não contaminar os colegas de trabalho e nem os pacientes.
“O servidor está exposto, na linha de frente da batalha. Quem primeiro vai se contaminar é quem atende. Fazer o teste é importante para não sermos um transmissor assintomático tanto para os colegas que convivem diariamente conosco, quanto para os pacientes”, observa o diretor.
Entre os servidores testados estão médicos, enfermeiros e técnicos, farmacêuticos, cozinheiros, setor de limpeza, enfim, todos que atuam tanto nas áreas administrativas quanto operacionais. Os que tiverem resultado positivo serão afastados por 15 dias e devem ser testados novamente para voltar a desempenhar suas atividades.
Os testes aplicados foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebeu uma remessa de 2 mil testes enviados pela Secretaria Estadual para serem realizados nos profissionais de saúde e segurança pública com o objetivo de detecção e rastreamento do vírus como enfrentamento a pandemia.
A testagem continuará ao longo dos próximos dias, já que os profissionais atuam em escalas de plantão e devem ser testados separadamente.
Depois de ficar mais de 30 dias sem novos casos de coronavírus, o município voltou a ter confirmações nesta semana. São 20 pacientes diagnosticados com a doença, sendo que nem todos constam no boletim estadual, que, até esta sexta-feira, apresentou 4.666 caso em Mato Grosso do Sul, sendo 40 mortes.