Leitão no Rolete atrai 30 mil pessoas e dobra população de município
A organização da 22ª edição da tradicional Festa do Leitão no Rolete de São Gabriel do Oeste, que começou nesta sexta-feira e vai até o domingo (2), espera receber ao menos 30 mil pessoas, no pavilhão de eventos do Clube de Laço Liberato Mafissoni e no CTG Chama Crioula. O evento dobra o número de habitantes na cidade, localizada a 140 quilômetros da Capital.
Segundo o presidente da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária), Jair Borgmann, durante o almoço deste sábado e domingo, serão servidos 250 leitões assados e 1,2 mil quilos de linguiça de porco - aproximadamente 15 mil refeições.
Conforme Jair, por conta da magnitude do evento, que atrai visitantes de todo o país, os hotéis da cidade estão trabalhando a pleno vapor para comportar o grande público, que movimenta todo o comércio e rede turística de São Gabriel e região durante os dias da festa.
Também estão previstos mais de 40 expositores de empresas do estado, não apenas da área agropecuária, mas também automobilística e de artesanatos.
O número de visitantes aguardados para os três dias de festa é superior ao de moradores. Segundo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado em 2014, o município tem 24.515 habitantes.
As atividades e atrações iniciaram na quinta-feira (30) com a sétima edição do FestOeste (Festival da Canção de São Gabriel do Oeste), que este ano, pela primeira vez, contou com aporte financeiro do governo do Estado, que garantiu R$55 mil para realização do festival.
Já a abertura oficial do evento aconteceu na noite de ontem e a programação segue até o domingo (02), com o tradicional almoço a partir das 10h30 e shows com os cantores Gusttavo Lima (hoje) e Amado Batista (amanhã) .
Tradição – Conforme o presidente da Cooasgo, a história do Leitão no Rolete se confunde com com a da cooperativa que foi fundada um ano antes da festividade que hoje é considerada uma das mais importantes do Estado.
Jair lembra que a festa começou de maneira tímida, apenas uma confraternização entre os funcionários da Cooasgo.
“Eu lembro que a gente resolveu se reunir pela primeira vez no primeiro ano de cooperativa. Na época a gente assou cinco leitões e vimos isso aqui crescer e se tornar referência cultural no Estado”, comentou.
Cuidados na estrada – Por conta do grande fluxo de veículos que devem seguir para o município neste fim de semana via BR 163, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta para que os motoristas tenham muita atenção.
Conforme a PRF, até o momento o fluxo está moderado, no entanto, deve aumentar no período da tarde por conta das atrações da festa no período da noite, como shows, e a exposição agropecuária.