ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Ministério dos Povos Indígenas irá pedir ajuda interinstitucional para ter água

Reunião ocorreu após imagens de crianças protestando por falta de água em uma das maiores comunidades do país

Por Gabriela Couto | 25/09/2023 18:13

O Ministério dos Povos Indígenas se reuniu nesta segunda-feira (25) com a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) de Dourados para acompanhar a denúncia da dificuldade de água na região da Aldeia Bororó e entorno. O encontro ocorre após um vídeo de crianças indígenas protestarem por água viralizar na internet.

Segundo o diretor de línguas e memórias da secretaria de articulação da pasta, Eliel Benites, a ideia era buscar entender de uma forma mais ampla a situação e encontrar as possíveis soluções.

“Vamos contactar primeiramente a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e o ministério. Ainda é uma perspectiva para ter projetos, garantir repasses e recursos para implantar um projeto piloto de perfuração de poços do curso de engenharia. Queremos uma solução interinstitucional”, ressaltou.

Nos próximos dois dias, haverá o levantamento da quantidade de famílias que passam por necessidade de falta de água. A área mais crítica é nas 14 regiões de ‘retomada’, onde os indígenas moram embaixo de lonas.

“Queremos a presença da Forças Nacionais, através do Exército para ajudar a comunidade. Queremos uma resposta para essa solução emergencial, com caminhões-pipas também em parceria com a Prefeitura de Dourados. Queremos uma cartografia mais exata também.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias