Ministério dos Povos Indígenas irá pedir ajuda interinstitucional para ter água
Reunião ocorreu após imagens de crianças protestando por falta de água em uma das maiores comunidades do país
O Ministério dos Povos Indígenas se reuniu nesta segunda-feira (25) com a Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) de Dourados para acompanhar a denúncia da dificuldade de água na região da Aldeia Bororó e entorno. O encontro ocorre após um vídeo de crianças indígenas protestarem por água viralizar na internet.
Segundo o diretor de línguas e memórias da secretaria de articulação da pasta, Eliel Benites, a ideia era buscar entender de uma forma mais ampla a situação e encontrar as possíveis soluções.
“Vamos contactar primeiramente a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e o ministério. Ainda é uma perspectiva para ter projetos, garantir repasses e recursos para implantar um projeto piloto de perfuração de poços do curso de engenharia. Queremos uma solução interinstitucional”, ressaltou.
Nos próximos dois dias, haverá o levantamento da quantidade de famílias que passam por necessidade de falta de água. A área mais crítica é nas 14 regiões de ‘retomada’, onde os indígenas moram embaixo de lonas.
“Queremos a presença da Forças Nacionais, através do Exército para ajudar a comunidade. Queremos uma resposta para essa solução emergencial, com caminhões-pipas também em parceria com a Prefeitura de Dourados. Queremos uma cartografia mais exata também.”
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.