ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Ministro inspeciona projeto de R$ 1 bilhão para segurança na fronteira

Caroline Maldonado | 24/10/2014 10:54
Ministro desembarcou nesta manhã e não falou com a imprensa (Foto: Adriano Moretto/Dourados News)
Ministro desembarcou nesta manhã e não falou com a imprensa (Foto: Adriano Moretto/Dourados News)

O ministro da Defesa Celso Amorim desembarcou na manhã desta sexta-feira (24) em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, para conferir a última fase de implantação projeto piloto do Sifron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), orçado em mais de R$ 1,3 bilhão.

O projeto prevê o monitoramento estratégico das regiões de fronteira integrado com outros órgãos de segurança pública. De acordo com o jornal Dourados News, Amorim desembarcou em um avião oficial da Força Aérea Brasileira no Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira e foi recebido pelo general de brigada Rui Yutaka Matsuda, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e uma comitiva de oficiais militares.

O general Matsuda disse ao Dourados News que a visita é "cortesia" e não tem a ver com qualquer movimentação política apesar de acontecer às vésperas do segundo turno das eleições. O ministro não falou com a imprensa e foi direto para a sede da brigada.

“É uma visita estritamente de ordem técnica para ver a última fase de implantação do projeto piloto do Sisfron. O ministro veio aqui para se certificar e ver se há a necessidade de algum apoio adicional, ou se o projeto está correndo conforme o cronograma que foi acordado”, disse o general.

Matsuda informou que no dia 13 de novembro será realizada uma solenidade de abertura oficial dos trabalhos do projeto piloto do Sisfron. O ministro deve passa o dia conhecendo as instalações do piloto, que tem sede em Dourados e se objetiva referência nacional e internacional no monitoramento de fronteiras.

A brigada de Dourados recebeu, em setembro deste ano, uma comitiva de dez americanos, entre militares e assessores especiais, que foram à cidade para conhecer as instalações e também observar o andamento das obras para implantação do sistema, segundo o jornal Dourados News.

Nos siga no Google Notícias