ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Moradores de distrito sofrem com água suja que sai pela torneira

Fala Verdade tem aproximadamente 130 moradores e vive do turismo no Rio Aquidauana

Por Kamila Alcântara | 17/07/2024 17:04

Já faz mais de dez dias que os moradores do distrito de Fala Verdade, em Corguinho, a 133 km de Campo Grande, estão sem água potável. Um hotel fazenda da região ofereceu a fonte de água mineral para os moradores retirarem galões de água, mas só é possível de carro, restando apenas encher os baldes no Rio Aquidauana.

Segundo a comerciante Elisangela Queiroz, de 50 anos, as quase 130 pessoas que vivem no distrito sempre enfrentaram problemas com o fornecimento de água, mas era rápido. “Quando acabou no sábado, dia 6, achamos que logo voltaria. Demorou dessa vez e quando veio saiu muito barrenta. Tentaram arrumar, mas continua muito suja”, compartilha.

Para ela, chega ser contraditório morar na área com nascentes de água mineral e ter problemas com fornecimento de água potável. “A marca de água é proprietária de um hotel fazenda, que deixou a gente ir buscar galões, mas é longe para ir a pé e os mais humildes não querem ir toda vez que acaba. Então, resta usar essa que está saindo pela torneira mesmo ou a do Rio Aquidauana”.

A comunidade fica às margens da MS-340 e sobrevive do turismo de pesca e das pessoas que passam períodos nas fazendas da região. “Tenho uma amiga que é proprietária de lanchonete e não está conseguindo trabalhar por causa das condições da água”, termina Elisangela.

O fornecimento de água no distrito e no município de Corguinho é de responsabilidade da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em nota enviada ao Campo Grande News, a empresa informou que o problema começou com a queima da bomba d'água, seguindo da substituição ocorrendo possivelmente a obstrução ou quebra do tubo geomecânico com filtro.

"Cientes desta nova situação apontada tomamos medidas imediatas para investigar e resolver esse problema. Onde foi feito o revestimento de todo o poço onde realizamos testes adicionais para garantir que a água atenda aos padrões de qualidade exigidos".

O Serviço continua dizendo que "está comprometida em assegurar que a água fornecida à nossa comunidade seja segura, saudável e atenda aos mais altos padrões de qualidade. Continuaremos a monitorar de perto a situação e forneceremos atualizações regulares".

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias