ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Mudança em nomes de ruas revolta comerciantes e prefeito diz que Justiça obrigou

Prefeito explicou que, por lei, ruas não podem ter nomes de pessoas vivas.

Caroline Maldonado | 10/06/2021 08:46
Mudança em nomes de ruas revolta comerciantes e prefeito diz que Justiça obrigou
Prefeito garante que todas as ruas com nomes alterados se referiam a pessoas vivas e as novas nomenclaturas prestam homenagens a pioneiros (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sonora)

O aniversário da cidade trouxe um presente de grego para comerciantes de Sonora, a 364 quilômetros da Capital, que estão revoltados com a mudança em nomes de cinco ruas da cidade. O prefeito Enelto Ramos (DEM) anunciou a alteração durante o aniversário de 33 anos do município. Ninguém entende o motivo da mudança, já que isso pode gerar custos diversos para quem tem empresas nesses locais. Enquanto os empresários ameaçam buscar o Ministério Público contra a decisão, o prefeito assegura que só está cumprindo uma determinação judicial para não ter que pagar multa de R$ 5 mil por dia. Ele relata que a Justiça quer que o município não utilize nomes de pessoas vivas em ruas, conforme determina a Lei Federal nº 6.454.

Um dos comerciantes, que já se prepara para questionar a mudança na Justiça, Luís Alberto Pires, 61 anos, sugere que novas ruas recebam nomes de homenageados. “Prefeito, juiz e promotor não deveriam estar preocupados com mudar nomes de ruas. Não sou contra, mas homenageie pessoas com nomes em novas ruas e não mudando as mais antigas da cidade, o que vai gerar custos para todos os empresários”, reclamou.

Mudança em nomes de ruas revolta comerciantes e prefeito diz que Justiça obrigou
Prefeito Enelto Ramos (DEM) disse que está buscando soluções para evitar que comerciantes tenham custos com alteração em nomes de ruas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Ciente do transtorno que a alteração gera aos comerciantes, Enelto informou que está buscando formas de contornar a situação. “Recebi essa determinação no ano passado e também fui contra. Os advogados da Prefeitura fizeram de tudo para evitar isso, mas fomos obrigados. Fiz o projeto que recebeu apoio unânime dos vereadores e agora, estou trabalhando para diminuir esse impacto negativo”, comentou o prefeito, ao destacar que vai buscar uma forma de isentar empresários de taxas para alteração dos nomes das ruas em seus documentos. Ele pretende buscar a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul (Jucems) e Receita Federal.

Ruas - O prefeito garante que todas as ruas com nomes alterados se referiam a pessoas vivas e as novas nomenclaturas prestam homenagens a pioneiros que contribuíram com o município. Na entrada da cidade, a Rua Dr. João Leite Shimidt agora é Avenida Antônio de Oliveira Neto.

Uma das mais importantes da área comercial, a Rua Dr. Marcelo Miranda Soares agora recebe o nome de Edson Aparecido Fernandes de Campos. A Rua dos Buritis passa a ser Rua Nadir Soares Alves. A Rua Beat Rolf Stuki, nome de alguém que mora em Sonora segundo o prefeito, mudou para Laudir Abreu da Rosa. A Rua Ângelo Ricardo Mosele passou a ser Rua Antônio Viana.

Nos siga no Google Notícias