Município de Juti comemora 34 anos de emancipação nesta terça-feira
Segundo o IBGE, o município tem uma população estimada de 6.787 habitantes
Distante 311 km de Campo Grande, Juti completa 34 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (14). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada da cidade é de 6.787 habitantes.
Haverá show de comemoração com o cantor sertanejo Loubet na noite de hoje. A apresentação começa às 19h, na Rua Projetada D, no Cohab, região central. A entrada é gratuita.
Segundo registro do IBGE, Juti foi foi fundada entre os anos de 1912 e 1915, por influência do progresso da extração da erva-mate, vegetação típica e natural da região, ou cientificamente conhecida como; Ilex Mate Paraguayensis. Conforme conta a história, o primeiro morador de Santa Luzia foi Sérgio Maciel de Oliveira; filho de João Paulo Maciel de Oliveira.
Sérgio Maciel chegou nos campos de Santa Luzia no dia 13 de dezembro de 1898, onde construiu um acampamento provisório e, logo em seguida, seguiu em direção leste, margem direita do Rio Laranjaí, ou margem esquerda do Rio Amambaí. Por fim, resolveu ficar em Santa Luzia. Seus irmãos, Cassimiro e Genésio Maciel, foram para a costa do Rio Amambaí, no porto Palermo, onde se fixaram definitivamente, Genésio ficou nas cabeceiras do São Lucas, onde, naquela época, organizou a criação da Fazenda Belo Horizonte.
O Distrito de Paz de Santa Luzia, ou de Juti, como ficou denominado, foi criado para a Vila de Caarapó, pela Lei Estadual nº 1.021, de 21 de setembro de 1929, no governo de Mário Correia, governador do Estado de Mato Grosso. Sendo elevado à categoria de município com a denominação Juti, pela Lei Estadual nº 800, de 14-12-1987.