Operação Esforço Integrado acontece em seis municípios da fronteira
Dois helicópteros dão apoio às equipes terrestres em pontos estratégicos para combater o crime organizado
Operação Esforço Integrado/Fronteira Sudoeste/MS, iniciada nesta quinta-feira (28) na região de Ponta Porã, ao lado do território paraguaio, ocorre simultaneamente em seis municípios sul-mato-grossenses que fazem fronteira com o país vizinho. Uma apreensão de maconha foi o primeiro resultado prático da operação.
Deflagrada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, a operação conta com a participação das Forças Armadas e órgãos de segurança pública e de fiscalização dos governos federal, estadual e dos municípios.
As ações integradas vão acontecer por período indeterminado, para cumprir mandados de prisão de foragidos da justiça, mandados de busca e apreensão em pontos de distribuição de entorpecentes, blitz de trânsito nas áreas urbanas, vistorias em estabelecimentos comerciais e pontos de bloqueios em rodovias federais, estaduais e estradas vicinais.
O principal objetivo, segundo a Sejusp, é combater os crimes transfronteiriços ou transnacionais na faixa de fronteira da região sudoeste do Estado.
A operação conta com dois helicópteros para apoio às equipes terrestres, lançadas em pontos estratégicos para o combate e repressão ao crime organizado na região de fronteira.