ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Operação usando helicópteros brasileiros ataca roças de maconha na fronteira

A 24ª edição da Operação Nova Aliança começou hoje na linha internacional

Helio de Freitas, de Dourados | 23/02/2021 12:06
Helicópteros da PF pousam em local de concentração das equipes (Foto: Divulgação/Senad)
Helicópteros da PF pousam em local de concentração das equipes (Foto: Divulgação/Senad)

Com a colheita de maconha a todo vapor e apreensões recordes em Mato Grosso do Sul, começou hoje (23) mais uma investida contra o cultivo na droga na fronteira do Paraguai com o Brasil. A ação é concentrada nos arredores de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande.

A 24ª edição da Operação Nova Aliança conta com agentes especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), membros da Força-Tarefa Conjunta (formada por militares das forças armadas paraguaias) e tem apoio de quatro helicópteros da Polícia Federal brasileira.

As aeronaves serão usadas para sobrevoar áreas de florestas e identificar o cultivo da erva no meio de matas fechadas e cume de morros.

As informações são repassadas para as equipes de solo, que se deslocam aos pontos para cortar e queimar as roças de maconha e destruir acampamentos usados pelos narcotraficantes para processar a droga.

A central de operações foi montada perto de Capitán Bado, onde os helicópteros da PF pousaram hoje cedo. Militares e agentes antidrogas também se reuniram no local antes de iniciar as incursões.

Veja o vídeo:

O trabalho deve demorar pelo menos 15 dias e será acompanhado pelo promotor de Justiça Celso Morales. Conforme a Senad, o objetivo é evitar a circulação de grandes volumes de droga e afetar as finanças do crime organizado com a destruição das lavouras.

A operação envolvendo agentes paraguaios e a Polícia Federal brasileira faz parte de convênio de cooperação para luta contra o crime organizado. O Brasil é destino de quase toda a maconha plantada no Paraguai, segundo maior produtor do mundo, atrás apenas do Marrocos.

Militares e agentes antidrogas reunidos antes do início da operação (Foto: Divulgação)
Militares e agentes antidrogas reunidos antes do início da operação (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias