Outra casa de reza é destruída pelo fogo dentro de reserva indígena de MS
Espaço pertence a comunidade da Terra Indígena de Porto Lindo, instalada em Japorã, a 470 km da Capital
A principal casa de reza da comunidade da Terra Indígena de Porto Lindo, em Japorã, a 470 quilômetros de Campo Grande, foi destruída por incêndio na noite desta quarta-feira (19). O fogo queimou totalmente a estrutura de madeira coberta por capim sapé. Com pelo menos 4,7 mil moradores, a reserva é a mais populosa da região.
Moradores da aldeia perceberam as chamas no início da manhã e chamaram o Corpo de Bombeiros. Uma equipe foi ao local, mas não conseguiu evitar a destruição total do espaço, considerado sagrado.
As imagens acima foram gravadas por moradores e enviadas à Aty Guasu (Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani). "Não sabemos o porquê, qual o motivo", destacou a publicação nas redes sociais.
Em áudio enviado pelo aplicativo WhatsApp, uma moradora da aldeia, chorando, comunicou o fato e pediu para moradores de outras comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.
Não há informações sobre o que poderia ter causado o incêndio. Espaço sagrado para os Guarani-Kaiowá, a casa é onde acontecem atividades religiosas, com práticas de cânticos, rezas e danças.
Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e TikTok