Para tentar conter vírus, Dourados fecha bares e academias por dez dias
Novas medidas anunciadas hoje pela prefeitura entram em vigor na sexta-feira
Cidade com maior número de mortes pela covid-19, com 38 óbitos confirmados até a manhã desta quarta-feira (8), Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai ampliar as medidas sanitárias para tentar conter a proliferação do novo coronavírus. Bares, conveniências, tabacarias, academias de ginástica, estúdios e similares ficarão fechados por dez dias a partir de sexta-feira (10).
As medidas fazem parte do novo decreto que será assinado ainda hoje pela prefeita Délia Razuk (PTB) e se juntam às outras restrições atualmente em vigor, entre as quais o toque de recolher das 20h às 5h, lojas fechadas no período da manhã e proibição de cerimônias religiosas.
Em transmissão ao vivo na página da prefeitura no Facebook, o médico Frederico Weissinger, do Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid-19, afirmou que as novas medidas adotadas pela prefeita são para evitar aglomerações e reduzir o contágio.
“Precisamos da conscientização geral e que todos cumpram as medidas. É responsabilidade de cada um apoiar as medidas, respeitar o toque de recolher e manter o isolamento. Não é porque o comércio está aberto que precisa ir todo mundo às lojas, bater perna. Só saia em caso de necessidade e use máscara”, pediu o médico.
Ele também apelou aos proprietários dos estabelecimentos afetados para que cumpram as medidas. “Todos terão de fechar, tanto no centro quanto nos bairros”, explicou.
O comitê local informou que Dourados chegou hoje a 3.135 casos confirmados de covid-19 – 40 a mais nas últimas 24 horas. São 1.788 pacientes considerados recuperados, 1.288 em isolamento domiciliar e 21 internados, sendo 14 em leitos de UTI e sete em leitos de enfermaria.
Na transmissão de hoje, o comitê confirmou que Dourados tem 38 mortes pelo novo coronavírus, como o Campo Grande News havia informado na manhã de hoje. As duas mais recentes vítimas da doença foram homem de 45 anos e mulher de 68, que morreram ontem.