ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 27º

Interior

PMA resgata 108 jabutis em criação ilegal e suspeito leva multa de R$ 54 mil

Animais foram resgatados e encaminhados para Centro de Reabilitação de Animais Silvetres na Capital

Mylena Fraiha | 22/06/2023 18:54

A PMA (Polícia Militar Ambiental) recebeu uma denúncia anônima sobre uma criação ilegal de 108 jabutis da espécie Jabuti Piranga, em propriedade rural na região de Cassilândia, a 418 km de Campo Grande. O suspeito foi autuado em 54 mil reais e os animais resgatados e encaminhados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital.

Após a denúncia, feita na manhã de terça-feira (20), o proprietário da fazenda foi abordado e questionado sobre a documentação necessária para a criação legal dos animais, entretanto, ele admitiu não possuir qualquer tipo de licença ambiental.

Durante a abordagem, o homem alegou que a criação se iniciou de forma despretensiosa, mas acabou perdendo o controle da procriação. O suspeito negou ter realizado qualquer tipo de comercialização dos jabutis.

O homem foi autuado em R$ 54 mil e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cassilândia para os procedimentos legais cabíveis. Os animais resgatados, por se tratar de espécies silvestres da fauna brasileira, foram encaminhados, na manhã da quarta-feira (21), ao Cras, em Campo Grande.

Lei - A captura, perseguição, maus-tratos e criação de animais silvestres sem licença ambiental configura um crime ambiental, conforme estabelecido pela Lei nº 9.605.

Além disso, os jabutis pertencem à Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, estando sob controle do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Nos siga no Google Notícias