Polícia Civil apreende mais de 700 kg de carne imprópria em MS
Foram apreendidos carne clandestina e alimentos vencidos
A Decon (Delegacia do Consumidor), junto com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul), realizou nesta quarta-feira (19) um trabalho de fiscalização em mercados que estavam atuando em desacordo com a legislação na cidade de Guia Lopes da Laguna, município que fica a 233 km da Capital.
Segundo informações da Polícia Civil, no total, foram retirados de circulação vários tipos de alimentos impróprios. As investigações levaram até o mercado de um homem, de 44 anos, e apreenderam carne clandestina, linguiça artesanal, sem autorização do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), com apreensão e descarte de 461,70 kg.
No segundo endereço, foram apreendidos carne clandestina e alimentos vencidos, cujo descarte somou 258 kg.
O mercado de carne clandestina é resultado do abate de animais doentes, cuja carne, em regra, é descartada de animais produto de abigeato, de animais contrabandeados pela fronteira, muitas vezes sem vacinação exigida por lei, o que põe em risco o rebanho nacional, além da saúde dos consumidores.
O caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e autuou a dupla de comerciantes em flagrante, sendo encaminhado ao presídio da cidade, onde aguardarão a audiência de custódia.