Ponta Porã e Nioaque comemoram aniversário de emancipação política
Municípios do interior do Estado celebram data neste domingo
Ponta Porã e Nioaque, municípios sul-mato-grossenses, celebram aniversário de emancipação política neste domingo (18).
Ponta Porã, principal cidade sul-mato-grossense da fronteira do Brasil com Paraguai, completa 109 anos de emancipação. Distante 313 km de Campo Grande, a cidade terá comemorações virtuais, com atrações musicais, apresentações culturais e sorteio de prêmios.
A Live História, Integração, Cultura e Desenvolvimento de hoje começa às 17h e será transmitida no Facebook e no canal do YouTube da Prefeitura de Ponta Porã.
Fundada em 1912, Ponta Porã começou sua formação com a chegada de um povo denominado Punta Porá. S região, que começou a surgir dentre os campos de erva-mate segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática).
Ponta Porã era uma região deserta e habitada somente por tribos de índios, os Nhandevas e os Caiuás, descendentes do povo Guarani, antes da Guerra do Paraguai. Esses povos viviam da caça, da coleta de frutos e dos cultivos de pequenas roças. Em 1777 uma expedição militar chegou a esta região, tendo como objetivo explorar o solo.
A industrialização da erva-mate, um dos símbolos da cidade até hoje, começou por volta de 1882 quando a cidade começou a tomar seus primeiros impulsos de progresso econômico.
Em 1900 Ponta Porã tornou-se distrito de Bela Vista. Em 18 de julho de 1912 foi criado o Município de Ponta Porã, deixando de ser distrito de Bela Vista.
Nioaque – Localizada a 179 km de Campo Grande, Nioaque completa 131 anos de emancipação política neste domingo. O aniversário do município será celebrado com entrega de diversasobras.
O distrito de Nioaque foi criado em 1877. No dia 18 de julho de 1890 foi elevado a categoria de municípios, desmembrado ao município de Miranda.
Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai, a região tornou-se um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul.
Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna simbolizam a história protagonizada por aqueles que lutaram pelo País.
O município também foi eternizado como "Vale dos Dinassauros" em abril de 2015, cerca de 30 anos depois que pegadas de um abelissauro foram registradas à beira do Rio Nioaque.