Prefeita demite secretária de Saúde e nomeia médico recuperado da covid-19
Exoneração de Berenice Machado foi publicada hoje e Délia Razuk nomeou Gecimar Teixeira Junior
Em plena pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Dourados – cidade a 233 km de Campo Grande e epicentro da covid-19 em Mato Grosso do Sul – teve troca de comando nesta terça-feira (7).
Especulações que circulavam desde ontem se concretizaram. A prefeita Délia Razuk (PTB) exonerou Berenice de Oliveira Machado Souza, que comandava a secretaria desde janeiro de 2019. A exoneração “a pedido” foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do município.
Em outro decreto publicado hoje, a prefeita nomeou como secretário de Saúde o médico intensivista Gecimar Teixeira Junior, que já tinha ocupado o cargo de adjunto da pasta e atualmente comandava a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Infectado pelo coronavírus, Gecimar teve o quadro agravado e passou vários dias em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Vida, mas se recuperou e voltou a trabalhar na semana passada.
O nome do médico foi citado ontem como substituto de Berenice Machado. Ao Campo Grande News, na noite desta segunda-feira, ele negou que tivesse recebido o convite, mas deixou claro que poderia aceitar, se fosse convidado.
Graduado em medicina pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) em 2009 e com especialização em clínica geral, Gecimar está em Dourados há seis anos.
Investigada – Ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice Machado é alvo de pelo menos duas investigações por suspeita de irregularidades em licitações abertas no período em que comandou a Secretaria de Saúde de Dourados.
Uma das ações está em andamento na CGU (Controladoria-Geral da União), regional de Mato Grosso do Sul, e apura suposto direcionamento na licitação para contratação de empresa responsável pelo transporte de pacientes para atendimento especializado em Campo Grande.
A outra investigação, em andamento no Ministério Público Estadual, apura suspeita de irregularidade na compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), já durante a pandemia. (Matéria alterada às 15h25 para correção de informação)