Prefeitura lança plano para preparar moradores a oportunidades que ponte trará
Titular da Semagro, Jaime Verruck, participou do lançamento do plano que tem 33 ações previstas
A prefeitura de Porto Murtinho, a 439 quilômetros da Capital, lançou um plano de desenvolvimento econômico, junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cujo Conselho Deliberativo é presidido pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck. Nesta sexta-feira (10), ele destacou a importância da Rota Bioceânica para os pequenos empreendedores da cidade.
Na próxima segunda-feira (13), será o lançamento da pedra fundamental da ponte sobre o Rio Paraguai, que vai ligar a cidade ao município paraguaio Carmelo Peralta, abrindo caminho para a Rota Oceânica, importante para encurtar o trajeto que hoje, é feito para escoamento de produção para a China.
Com a ponte, os produtos para exportação passarão por Porto Murtinho. A ponte abre caminho para os produtores e pequenos empresários da cidade também exportarem produtos in natura ou com valor agregado.
Segundo Verruck, o plano do Sebrae é promover ações que envolvam capacitação e iniciativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e das empresas, além de ferramentas para que os pequenos negócios consigam aproveitar as oportunidades que surgirão.
“É o Sebrae, mais uma vez, junto com o empreendedor para possibilitar o desenvolvimento econômico de Porto Murtinho e do Estado como um todo”, disse.
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, lembrou que o corredor bioceânico trará muita riqueza, não só para Porto Murtinho, mas também para o Brasil.
“Estamos capacitando a população e os empreendedores para fortalecer o comércio local e aumentar a geração de emprego e renda. Então, o plano de desenvolvimento econômico é de suma importância e vem nos ajudar nesse processo”, destacou o prefeito.
Plano - Serão 33 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, atrair novos empreendimentos, aumentar a autoestima da população, melhorar a arrecadação municipal, além de tornar o município um centro de lazer para o sul-mato-grossense e um centro regional de compras.
As ações do plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora na cidade, que é executado a partir do eixo competitivo Cidade de Negócios. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo.