Preso aproveita falta de vigias em torres e foge da PED
Presídio considerado de segurança máxima está sem vigilância externa desde sexta-feira (04)
Um detento, identificado Suail Nascimento Souza, 50, que também usa nome falso de Cláudio Pereira da Silva, fugiu no começo da noite deste domingo (6) da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), que fica a 233 quilômetros de Campo Grande. Ainda não se sabe como o preso deixou o local.
Policiais penais fazem buscas na região do entorno do presídio, mas até o momento ainda não há informações sobre o paradeiro do detento. Apesar de ser o maior presídio do Estado e ter uma estrutura considerada de segurança máxima, a unidade prisional não tem vigias nas torres de fiscalização externas, desde a última sexta-feira (4).
O trabalho era feito por policiais militares que começaram a ser afastados da função no dia 1º, conforme apurado pelo Campo Grande News. Procurada na sexta-feira (04), nem a Polícia Militar local quanto o Comando-Geral do órgão em Mato Grosso do Sul, se manifestou sobre a falta de vigilância externa na unidade.
Desde que a penitenciária de Dourados foi inaugurada, ainda na década de 90, a segurança externa é feita pela Polícia Militar e a parte interna é de responsabilidade dos policiais penais.
Com 2.700 presos, 900 dos quais ligados à facção PCC (Primeiro Comando da Capital), a PED foi palco de fugas entre o ano passado e agosto deste ano e acumula série de denúncias de irregularidades envolvendo diretores e funcionários.
Matéria editada às 21h10 para acréscimo de informações***