Principal destino turístico de MS, Bonito tem 1º caso de covid-19
Rigor nas medidas de segurança não poupou um dos principais paraísos ecológicos do mundo
Um dos mais importantes destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, o município de Bonito, distante 265 quilômetros de Campo Grande, registrou nesta quinta-feira, o primeiro caso confirmado do novo coronavírus.
Medidas de segurança adotadas pela prefeitura chegaram a proibir o funcionamento de pousadas e hotéis, além de suspender visitações na Gruta Azul e ao Balneário Municipal, mas não foram suficientes para deixar a cidade em total segurança, durante a pandemia.
Em nota, a prefeitura afirmou que o primeiro morador contaminado esteve em São Paulo, epicentro de contaminações no Brasil. O diagnóstico veio por meio de teste rápido, fornecido pelo Ministério da Saúde. Moradores da região, no entanto, queixaram-se da presença de turistas durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, entre os dias 1º e 3 de deste mês.
A secretária municipal de Saúde ainda aguarda o resultado das amostras dos outros dois casos suspeitos enviadas para Campo Grande. Dez pessoas ainda foram colocadas isolamento preventivo por terem contato com o caso confirmado.
Destino popular de viajantes, especialmente pelas águas cristalinas do Rio Formoso, a cidade é alvo de preocupação desde o início da pandemia e chegou a ter ser cenário de fakenews, logo no começo da pandemia, quando ainda não havia casos confirmados em Mato Grosso do Sul. Principal atividade econômica da região, o turismo foi duramente penalizado e a prefeitura estimou perda de R$ 1 milhão por dia com a suspensão de reservas e passeios.
No dia 29 de abril, o município havia prorrogado as proibições até o dia 20 de maio. Com a confirmação, há possibilidade das suspensões serem estendidas por mais tempo.
Continuam suspensas as atividades e os Alvarás de Localização e Funcionamento - ALFs, emitidos para a realização de atividades com aglomeração de pessoas, incluindo os atrativos públicos e privados, hotéis, pousadas, albergues, pensões, campings, casas de hospedagens cadastradas nas plataformas digitais.
Também continuam sem realização presencial as aulas da rede municipal de ensino; programas para o público idoso, funcionamento de centros esportivos, boates, danceterias, salões de danças e casas de festas e eventos.
Com este, Mato Grosso do Sul contabiliza 312 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, sendo 149 na Capital. Das 10 mortes, 3 foram em Campo Grande.
No Brasil, o número de contaminados ultrapassa os 128 mil, sendo que 8,6 mil morreram. No Mundo, são 3,7 milhões de diagnosticados e 265 mil mortos.