Quatro homens são presos ao serem flagrados com sete galos de rinha
Quatro homens foram presos com sete galos de rinha que estavam com vários ferimentos na noite de ontem (26), na BR-163, em Mundo Novo, distante 476 quilômetros de Campo Grande. Foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos Valcemir Gonçalves Bitencourt, 42 anos, Antônio Silva dos Santos, 37, Lindomar Gomes da Silva, 27, e Paulo Luiz Pontes, 48.
De acordo com boletim de ocorrência, a Polícia Militar fazia barreira no posto da Receita Federal Leão da Fronteira, quando flagrou galos e objetos usados durante a prática de rinha em três veículos, um Golf, uma Parati e um Ford 1000. Os militares acionaram o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e um médico veterinário do órgão compareceu ao local.
Durante exame, o profissional constatou que os animais estavam com diversas lesões, regiões com mutilação, despenadas e rubor, ferimentos compatíveis com maus-tratos, conforme atestado clínico. No total foram apreendidos, sete galos nos três carros. Também foram localizados com os autores, 91 biqueiras, 46 esporas de plásticos, carreteis de linha para sutura, seringas, gaiolas, sacos de transportes e frascos de antibiótico.
Os homens foram autuados e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil do município. Eles vão responder por praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.