ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Reserva de companhia energética abriga quase 500 espécies de animais silvestres

Deste total, 21 espécies estão na lista de animais ameaçados de extinção

Ana Oshiro | 25/07/2022 10:47
Cervo do pantanal e mais 489 espécies de animais foram identificadas em reserva (Foto: Divulgação)
Cervo do pantanal e mais 489 espécies de animais foram identificadas em reserva (Foto: Divulgação)

Com uma área de 3,8 mil hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, da CESP (Companhia Energética de São Paulo), abriga cerca de 490 espécies de animais silvestres no município de Brasilândia, distante 366 km da Capital.

O número de espécies já identificadas faz parte do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, divulgado pela Companhia recentemente. Deste total, 21 espécies estão na lista de plantas e animais ameaçados de extinção de órgãos como o MMA (Ministério do Meio Ambiente) e a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza)

Conforme o levantamento, desde a criação da reserva, foram identificadas 108 espécies de plantas, 22 espécies de anfíbios; 12 de répteis, 310 de aves; 92 peixes e 54 espécies de mamíferos. Entre os ameaçados de extinção, a maioria é de aves e mamíferos, tais como: onça-parda; onça-pintada, cervo-do-pantanal, mutum-de-penacho, lobo-guará, tamanduá-bandeira e  jaguarundi.

Tamanduá-bandeira é uma das espécies ameaçadas de extinção que existem na reserva (Foto: Divulgação)
Tamanduá-bandeira é uma das espécies ameaçadas de extinção que existem na reserva (Foto: Divulgação)

A identificação destes animais ameaçados foi realizada principalmente por meio de armadilhas fotográficas, durante pesquisas realizadas com instituições parceiras, como a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), além de organizações não-governamentais e institutos da região com trabalhos voltados para a conservação do Meio Ambiente.

Dentro do Plano de Manejo da RPPN Cisalpina, estão previstas uma série de ações para conservação ambiental da reserva e do seu entorno. Entre elas, ações de combate a incêndios florestais – a companhia conta com uma brigada de combate a incêndios -, manutenção de estradas e de aceiros; manutenção da estrutura de atendimento e de cercas; portaria 24 horas, entre outras ações.

Para este ano, a CESP também prevê algumas ações de melhorias da Reserva para a retomada das visitações de alunos para ações de educação ambiental, tais como a manutenção das trilhas. Também deve ser iniciado neste ano um trabalho de incentivo a pesquisas na reserva com universidades e instituições da região. O Plano de Manejo da Reserva Cisalpina está disponível para consultas no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e pode ser acessado clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias