ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Rio Negro celebra 58 anos de emancipação política nesta terça-feira

População do município é estimada em 4.758 mil habitantes, segundo o IBGE

Clara Farias | 09/05/2023 06:42
Vista aérea do município de Rio Negro (Foto: Divulgação)
Vista aérea do município de Rio Negro (Foto: Divulgação)

O município de Rio Negro, localizado 153 quilômetros da Capital, comemora nesta terça-feira (9) seus 58 anos de emancipação política. A história da cidade teve seu início registrado em 1952, com o povoamento de famílias originárias do Japão, denominado "Faca de Pau".

Segundo o site do município, o colonizador Massato Matsubara projetou e implantou o loteamento na região. Com grande potencial agrícola, a cidade era predominada com lavouras de café, arroz, feijão e milho. A Colônia de Rio Negro de Santa Luzia foi elevada à categoria de Distrito de Rio Negro, pertencente ao município de Corguinho, em 1959.

Com a Lei Estadual n° 2.141, de 18 de março de 1964, Rio Negro foi elevado à categoria de município, desmembrando de Corguinho, e instalado em 9 de maio do ano seguinte. Segundo o IBGE, em 2021, a cidade tinha a população estimada em 4.758 mil habitantes.

Com o título de Portal do Pantanal, a cidade é conhecida pelas belezas naturais, como cachoeiras, morros imponentes e mata fechada. As cachoeiras mais conhecidas da região são: Cachoeira Rio do Peixe, localizada a 12 quilômetros da cidade, e a Fala Verdade, que fica a menos de 20 km da área urbana de Rio Negro.

Cachoeira Rio do Peixe, localizada a 12 quilômetros de Rio Negro. (Foto: Divulgação)
Cachoeira Rio do Peixe, localizada a 12 quilômetros de Rio Negro. (Foto: Divulgação)

Para comemorar os 58 anos da cidade, a festança teve início na última sexta-feira (5). Hoje, a programação prevista é de atividades para crianças durante a tarde e Missa das Autoridades, às 19h.

Na sexta-feira (12), na Festa da Padroeira, o cantor Hugo Galvão se apresentará. No sábado (13), a noite ficará por conta do Grupo Uirapuru. No domingão, a bola vai rolar com o início da Copa Rio Negro de Futebol, no estádio municipal. Para finalizar a festança, no dia 20 de maio, ocorrerá a 3° Etapa do Circuito Estadual de Bandas e Fanfarras na cidade.

Nos siga no Google Notícias