Secretaria investiga morte de 3 indígenas com suspeita de covid-19
Duas das vítimas moravam na Aldeia Bananal e a 3ª na Aldeia Ipegue
A Secretaria de Saúde de Aquidauana, cidade a 135 quilômetros de Campo Grande está investigando a causa da morte de três indígenas, ocorridas nesta terça-feira (24) com suspeita de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Conforme apurado pela reportagem, duas das vítimas moravam na Aldeia Bananal. Wilson Francisco faleceu em casa. Já o pastor Paulo Franscisco e Loide Basilio, que era moradora da Aldeia Ipegue, estavam internados no hospital regional de Aquidauana.
Loide foi encaminhada para a unidade de saúde no último sábado (18), sem sintomas da doença. As aldeias ficam na Terra Indígena Taunay/Ipegue, que é distrito de Aquidauana.
Conforme a Secretária de Saúde do Município, Claudia Franco Fernandes Souza as três vítimas tinham comorbidades e estavam sendo acompanhadas pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).
“A vigilância nos informou no final da tarde sobre as mortes, ainda não temos muito detalhes. Mas o material para testes já foi coletado e encaminhado para o Lacen”, comentou. Até o último boletim do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul, que saiu ontem (20), às 20 horas, haviam 10 indígenas contaminados com a doença na região de Aquidauana.
Alerta – Ainda nesta terça-feira (21) o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, fez um alerta sobre o aumento de casos de covid-19 nas aldeias indígenas, no Mato Grosso do Sul. Durante live ele pediu que as prefeituras tomem providências e façam ações efetivas nestas comunidades, lembrando que este público precisa de uma “atenção especial”.
Ainda conforme o boletim do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) até a última segunda-feira (20) haviam 274 casos confirmados de covid-19 entre indígenas, com cinco mortes no Estado.
Segundo estes dados, a cidade de Dourados tem mais incidência da doença em indígenas, com 209 casos, seguido por Tacuru (22), Sidrolândia (18), Caarapó (11), Aquidauana (10), Amambai (03) e Miranda (01).