Sonora comemora 35 anos de emancipação política neste sábado
Segundo IBGE, a população do Município está estimada em 20.158 mil habitantes
O município de Sonora, localizado a 362 quilômetros da Capital, comemora neste sábado (3), 35 anos de emancipação político-administrativa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem a população estimada em 20.158 mil habitantes. Para comemorar o aniversário da cidade, hoje terá o show da dupla sertaneja João Neto e Frederico.
De acordo com o site do município, a história de Sonora tem seus registros datados a partir de 1964, com o refúgio do Comandante Maurício Coutinho Dutra no Estado, próximo ao Rio Correntes, município de Pedro Gomes. O comandante construiu um rancho de palha e se tornou proprietário de muitos hectares de terra da região. O sobrinho de Maurício, coronel Raul Kelvin Thuin também veio para a região com o objetivo de explorar a terra em prol do país, em 1975.
No ano seguinte, em 1976, o coronel contratou uma empresa de Campo Grande, com um imigrante suíço, que deslumbrou-se com a possibilidade da criação de uma cidade e um grande núcleo urbano. Em 1977, iniciou-se o projeto de construção da Usina Aquarius, a primeira usina de produção de álcool projetada no Brasil para a região do Cerrado. Parte dos funcionários da usina fixaram moradia na região, ocasionando uma expansão populacional da comunidade e elevando o núcleo a condição de distrito em 1985.
Em 3 de junho de 1988, o Distrito foi elevado a categoria de município, alcançando a emancipação político-administrativo e desmembrando da Comarca de Pedro Gomes.
O aniversário da cidade será comemorado na noite de hoje com show da dupla sertaneja João Neto e Frederico na segunda edição da Expo Sonora 2023.