Três Lagoas registra mais de 500 casos e aumento de 40% de HIV / Aids
O município de Três Lagoas está com mais de 500 pessoas infectadas com o virus do HIV/Aids, registrando assim este ano, um aumento de 40% nos casos da doença. O avanço vem dos números do ano passado que fechou com 37 casos confirmados, mais 21, registrados de janeiro a maio deste ano, com pessoas que já receberam a confirmação da doença. O valor é estabelecido de acordo com o cálculo da média mensal de diagnósticos positivos.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (19) pela psicóloga Susie Donero, responsável pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O setor administra o Programa Municipal DST/Aids/HIV que é mantido pela Secretaria de Saúde da prefeitura. Conforme a psicóloga, contabilizado até o último dia 31 de maio, Três Lagoas tem 505 moradores em tratamento contra o HIV.
De acordo com a profissional, o público jovem representa a maior parte dos infectados. Porém, também segundo ela, a quantidade de pessoas da terceira idade diagnosticadas com o vírus cresceu consideravelmente.
Para conscientizar a população sobre os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o CTA promove, frequentemente, palestras educativas nas escolas e empresas. Além de tudo, por mês, em Três Lagoas, são entregues cerca de 50 mil preservativos à população gratuitamente. A retirada pode ser feita em qualquer unidade de saúde do município.
REGIÃO
Ainda segundo informações de Susie, 74% dos casos de HIV ocorridos na macroregião local, durante todo o ano de 2014, foram registrados em Três Lagoas. Enquanto as cidades de Água Clara, Brasilândia, Selvíria, Bataguassu e Santa Rita do Pardo somaram, juntas, um total de 13 confirmações do vírus.