Turismo movimenta R$ 318 milhões e representa 11% do PIB de município
Em três anos, o número de turistas que passam por Corumbá em busca das belezas do Pantanal sul-mato-grossense, cresceu 6,6%. O setor movimentou R$ 318 milhões ao receber mais de 218 mil visitantes somente em 2015, segundo a prefeitura da cidade, que fica a 419 quilômetros de Campo Grande.
O valor movimentado no ano passado representa mais de 11% na participação do PIB (Produto Interno Bruto) de Corumbá. Os números, levantados pelo Observatório do Turismo, mostram que os estrangeiros vieram de 28 países, durante o ano. Foram mais de 41 mil turistas de fora do país em 2015, o que significa crescimento de 39,5% do fluxo em relação ao ano de 2014.
A maioria dos turistas de fora veio da Holanda. A França ficou em segundo lugar e em seguida a Alemanha e os Estados Unidos. Quanto ao fluxo de brasileiros que visitaram Corumbá, a região Sudeste enviou 37% dos turistas. Em seguida está a região Centro-Oeste, com 24,9% e o Sul, com 16,7%.
Apesar dos números, o ano de 2015 foi desafiador para o setor em Corumbá, segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes. “Foi um ano de desafios, porém de grandes conquistas para o destino turístico. Com a nova rota aérea implantada em agosto de 2015, ligando Corumbá a Campinas, foi possível observar uma ocupação acima de 70% e uma demanda crescente de estrangeiros, visto que agora, o Pantanal de Corumbá está ligado a um grande hub distribuidor e emissor de turistas, São Paulo”, disse a diretora.
O setor gerou mais de 2.800 empregos, 1304 diretos e 1580 indiretos, com uma renda mensal estimada de R$ 1,9 milhões em salários todo mês. “São números positivos tendo em vista o cenário econômico do país”, explica o Coordenador do Observatório do Turismo de Corumbá, o economista Ronan Xavier Machado.
2016 – Para esse ano, a prefeitura espera crescimento no setor, considerando, além do cenário econômico nacional atrativo para os estrangeiros, a realização da I Adventure Week Brazil – Bonito e Pantanal, que será realizado em abril de 2016 pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), junto ao Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Governo do Estado e prefeituras municipais sedes.
Além disso, Corumbá é um dos dez destinos brasileiros escolhidos para divulgar a gastronomia brasileira nas Olimpíadas e Paraolimpíadas, com financiamento do Ministério do Turismo.