UEMS mobiliza alunos e professores na Marcha Mundial pela Ciência
Professores e alunos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizavam a partir das 9h deste sábado (22) uma mobilização na praça Antônio João, em Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande -, para alertar a população sobre a importância da ciência.
A ação faz parte da Marcha Mundial pela Ciência, que ocorre mundialmente por causa do Dia Internacional da Terra, comemorado no dia 22 de abril. No Brasil, a mobilização é feita pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Na praça Antônio João, que fica no Centro de Dourados, serão expostos experimentos científicos e equipamentos, além de feita uma roda de conversa sobre a importância da ciência para o progresso da sociedade.
De acordo com o professor da UEMS e um dos organizadores do evento, Marcelo Batarce, no Brasil o grande tema são os cortes orçamentários nas produções científicas. Além de Batarce, também organizam a marcha pela UEMS os docentes Paulo de Souza e Maria Cecília do Nascimento.
"A ideia é chamar atenção para a importância da ciência no desenvolvimento até de políticas públicas, por exemplo, na questão ambiental, pois embora a ciência já tenha produzido vários resultados sobre assunto, as políticas de governo têm ignorado esta produção científica", explica Marcelo.