ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

“Vamos avançar com o processo de demarcação de terra no Brasil”, diz ministra

Sonia Guajajara propõe criar um grupo de trabalho de demarcação e segurança com vários órgãos

Gabriela Couto e Helio de Freitas, de Rio Brilhante | 18/03/2023 14:38
Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, discursando para os indígenas guarani kaiowá. (Foto: Helio de Freitas)
Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, discursando para os indígenas guarani kaiowá. (Foto: Helio de Freitas)

Em discurso feito para os indígenas guarani kaiowá que estão em Laranjeira-Ñanderu, área de uma fazenda de Rio Brilhante, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, repassou o recado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a demarcação de terra no país.

“Lula não quer fazer de conta de estar respeitando os direitos dos povos indígenas. Repetindo o que ele já disse, ele quer resolver essa situação fundiária no Brasil. E quer fazer rápido, antes que aparecem invasores dizendo que tem documento da terra e façam documento falso”, afirmou a ministra.

Ela disse que o presidente a cobrou para realizar a visita em Mato Grosso do Sul e trazer para ele as demandas dos povos originários. “Aqui já tem o estudo concluído, foi entregue para a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) na gestão passada e agora vamos qualificar o relatório, para atualizar junto com vocês”.

Guajajara propôs a criação de um GT (Grupo de Trabalho) de demarcação e segurança. A ideia é juntar todas as partes interessadas com a demarcação, para conseguir por meio do diálogo encontrar a melhor solução para terminar com a questão da demarcação no Estado.

A ministra deve chegar em Campo Grande no meio da tarde e se reunir com o governador Eduardo Riedel (PSDB), no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul). Eles vão discutir e alinhar tratativas em busca de solução ao conflito. Uma coletiva de impressa está marcada para às 17h para divulgar o resultado da agenda.

Nos siga no Google Notícias