ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Política

Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara cumpre agenda em Rio Brilhante

À tarde a comitiva vem a Campo Grande e se reúne com governador Eduardo Riedel

Jéssica Benitez | 18/03/2023 08:15
Ministra dos Povos Originários está em Mato Grosso do Sul (Foto Agência Brasil)
Ministra dos Povos Originários está em Mato Grosso do Sul (Foto Agência Brasil)

Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara desembarcou em Campo Grande no comecinho da manhã deste sábado (18) e seguiu rumo a Rio Brilhante, onde visita o território Laranjeira/Nhanderu que se encontra ocupada por guaranis kaiowá e, por isso, se tornou cenário de conflito com ruralistas.

“Olá minha gente, bom dia. Exatamente 5h30 da manhã e estamos embarcando para Mato Grosso do Sul, vamos lá na retomada Laranjeiras. Vamos lá e Guarani Kaiowá nos aguardem”, disse em vídeo postado de dentro do avião pouco antes da decolagem.

Além dela, estão na comitiva representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, Planejamento e Orçamento, Secretaria Especial de Saúde Indígena, Secretaria-Geral da Presidência da República, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e Câmara dos Deputados. A agenda estava prevista para durar o fim de semana inteiro, mas por questões de segurança foi abreviada e todos devem retornar a Brasília no fim do dia.

À tarde a comitiva vem para Campo Grande e se reúne com o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), bem como com parlamentares e lideranças sul-mato-grossenses. O intuito é discutir e alinhar tratativas em busca de solução ao conflito. Coletiva de imprensa ocorre às 17h30 no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul) para divulgar o resultado da agenda.

O deputado e coordenador da bancada federal sul-mato-grossense, Vander Loubet (PT), está a caminho de Rio Brilhante para acompanhar Guajajara. Antes de pegar a estrada, ele foi ao velório do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que morreu no início da tarde desta sexta-feira (17) após três dias internado.

“Tenho certeza de que com diálogo vamos encontrar saídas para resolver esse conflito. Estamos indo pra lá. Vida que segue”, disse Vander, após lamentar a morte do companheiro de partido. A ministra, antes de seguir para o interior, usou o Twitter para também manifestar condolências pela partida do parlamentar.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

“Visito hoje MS e quero prestar aqui a minha solidariedade e pesar pelo falecimento do deputado Amarildo Cruz na manhã de ontem. Amarildo foi um dos fundadores do PT no MS e um grande defensor das políticas públicas afirmativas. Perdemos um grande aliado!”, escreveu.

Coincidentemente, uma das últimas falas de Amarildo à imprensa foi justamente sobre a agenda de Guajajara em Mato Grosso do Sul, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa na terça-feira (14), últimas horas do petista antes da internação. Com animação, ele informou que a ministra viria no fim de semana ao Estado, após ter agenda cancelada no início do ano.



Nos siga no Google Notícias