Sonia Guajajara confirma agenda e virá a MS neste fim de semana
Ministra estará visitando áreas de conflito e dialogando com o governo do Estado para buscar soluções
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, confirmou agenda em Mato Grosso do Sul no próximo fim de semana. O compromisso foi divulgado nas redes sociais do líder da bancada federal, deputado Vander Loubet (PT). Ela desembarca na Capital no sábado (18) e cumprirá uma série de visitas no interior do Estado até domingo (19).
“Saímos da audiência com a ministra e confirmamos que ela virá ao Mato Grosso do Sul para poder dialogar com o governo do Estado, comunidades indígenas e vai até a retomada, em Rio Brilhante”, ressaltou o petista. Vander ainda afirmou que a bancada estará presente, acompanhando o diálogo.
A ministra destacou que a agenda faz parte do compromisso assumido com os povos originários, ao assumir a pasta. “Nosso compromisso para diminuir esses conflitos, problemas fundiários, que vemos no Estado. Vamos juntos encontrar uma solução”, ponderou.
A visita ocorre após ela desmarcar, no começo do ano, agenda na região de Dourados. Com a disputa na região da Fazenda do Inho, em Rio Brilhante, nas últimas semanas, a ministra viu a necessidade de acompanhar de perto a situação dos indígenas sul-mato-grossenses.
Vale ressaltar, que nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os estudos para demarcação de terras no País estão praticamente prontos. Segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), existem 1.296 terras indígenas no Brasil.
Este número inclui as terras já demarcadas (401), em alguma das etapas do procedimento demarcatório (306), terras que se enquadram em outras categorias que não a de terra tradicional (65) ou, ainda, terras sem nenhuma providência do Estado para dar início à sua demarcação (530).