‘Nuvem rolo’ anuncia chegada da chuva a MS e rende imagens incríveis
Moradores fizeram fotos de fenômeno no início da manhã desta quinta-feira
Fotos tiradas em cidades do sul de Mato Grosso do Sul que circulam no WhatsApp impressionam por mostrar nuvens carregadas tomando conta do céu. Apesar da previsão de temporal e do “anúncio” da aproximação da tempestade pela manhã, em Dourados, por exemplo, só foram registrados 6 milímetros de chuva e o vento foi o responsável pelos estragos.
Segundo Vicente Chencarek, o coordenador da Defesa Civil de Dourados, as rajadas de vento de 55 km/h foram responsáveis por derrubar ao menos 15 árvores e destelhar quatro casas da maior cidade do cone sul – distante 228 km de Campo Grande. Não houve alagamentos.
As árvores atingiram a rede elétrica, atrapalharam o trânsito e uma delas caiu sobre um veículo onde estavam três pessoas. A queda aconteceu quando o carro passava pela rua Benjamim Constant entre a avenida Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves, no centro da cidade. A Defesa Civil foi acionada e ajudou no socorro, mas nenhum dos ocupantes ficou ferido.
O temporal deixou rastro de destruição em outras cidades do sul do Estado, como Bela Vista, Ivinhema e Nova Andradina.
Imagens – Uma das fotos que chegou ao Campo Grande News foi feita pelo servidor da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Otsubo. Ele fotografou o fenômeno logo cedo, do 9º andar de um prédio localizado na rua Albino Torraca, no centro da cidade. “Acordei, olhei para fora e vi aquele mostro, parecia uma nave, vinha se aproximando muito rápido, tomando conta do céu. Achei muito bonito também, então em fotografei e compartilhei nos grupos [do WhatsApp]”.
Otsubo é agrônomo e trabalha como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na Embrapa, mas não sabe exatamente do que fenômeno se trata. “Acredito que seja a frente fria se aproximando”.
Ele conta que apesar do susto, a “mega-nuvem” passou rápido pela cidade.
Outras imagens teriam sido feitas em Caarapó e Rio Brilhante - a 283 km e 163 km da Capital, respectivamente.
‘Nuvem rolo’ – Fenômeno parecido já foi registrado em outras cidades brasileiras. O G1 do Espírito Santo fez matéria sobre a “nuvem rolo” em Guarapari, cidade do interior do Estado, em agosto deste ano.
O Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) explicou à reportagem do G1 que a motivação deste tipo de nuvem ainda não é um consenso entre a comunidade científica de meteorologia.
A teoria mais aceita é que o processo de formação está relacionado a um contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e a forte variação da velocidade do vento.
Os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato circular a ela.
Previsão – O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê tempo instável para amanhã (3), principalmente no norte e nordeste do Estado, mas as chuvas serão com menor intensidade. Continua chovendo fraco até domingo. Temperaturas variam de 12ºC a 31ºC nesta quinta-feira.
Em Campo Grande há possibilidade de chover amanhã à tarde e à noite. Os termômetros marcam mínima de 19ºC e máxima de 25ºC.
Veja o vídeo da ‘nuvem rolo’: