Presos do presídio federal terão acesso à visita virtual
Presos do sistema penitenciário federal terão acesso à visita de familiares online. A novidade deve ser implantada em todos os presídios federais do País, incluindo o de Campo Grande.
A novidade anunciada pelo diretor do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, Wilson Salles Damázio, durante o 4º Congresso Federal de Delegados da PF, em Fortaleza (SC), terá um investimento estimado em R$ 800 milhões com aquisição de equipamentos e computadores. "Estamos concluindo a aquisição dos equipamentos para instalar a visita virtual".
Além da visita virtual, Damázio revelou ainda que as unidade federais vão possuir até 2010 um equipamento que vai possibilitar uma revista detalhada nos visitantes. O body scanner, mesmo equipamento utilizados nos aeroportos, pode detectar se o visitante traz algo irregular debaixo da roupa.
Segundo Damázio, a construção do presídio federal em Brasília, o 5º do País, já esta em fase de licitação. A unidade terá capacidade para 208 internos deve suprir o déficit existente hoje no sistema federal.
Em todo o País, estão alojados no sistema prisional 470 mil detentos. O déficit é de 200 mil vagas. Levantamento realizado em 2007 mostra que 500 mil mandados de prisão não haviam sido cumpridos.
(Com informações do Estão de São Paulo)