Saúde investiga mais uma morte por dengue, a 11ª do ano em MS
A Secretaria Estadual de Saúde registrou mais uma morte por suspeita de dengue neste ano em Mato Grosso do Sul. Com 27,7 mil casos notificados neste ano, a doença pode ter feito a 11ª vítima do ano no Estado.
O óbito, que está sob investigação, ocorreu em Nova Alvorada do Sul, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (1º). Outras 10 mortes já foram confirmadas neste ano em Campo Grande e Sonora, com duas cada, Dourados, Juti, Paranhos, Três Lagoas e Maracaju.
A nova morte foi confirmada após o início do inverno, quando o número de casos da dengue tem queda. No entanto, o número de pacientes com os sintomas segue em alta porque o Aedes aegypiti, o mosquito transmissor da doença, já se adaptou ao frio.
No Estado, foram 732 novos casos na última semana. O número total registrado em seis meses, 27,7 mil casos, representa aumento de 199% em relação ao total notificado em 12 meses do ano passado (9,2 mil).
Só em Campo Grande, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram 212 notificações no mês passado. É o menor número de notificações registradas neste ano na Capital e metade do ocorrido em maio (540). As mortes na Capital ocorreram em abril e maio deste ano.
O Ministério da Saúde considera que situação é de epidemia (fora de controle) em 62 dos 79 municípios sul-mato-grossense. Esta situação é considerada quando a incidência, de um caso para cada grupo de 100 mil habitantes, fique acima de 300. A média estadual é de 1.071 casos para cada grupo de 100 mil, três vezes acima do percentual considerado alarmante.