ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Amor em 4 Patas

Você já limpou os olhos e orelhas do seu pet?

Dra. Larissa Meurer (*) | 02/02/2022 10:30

Na matéria da semana passada foi falado como é importante aparar as unhas dos pets pra evitar que eles cocem os olhos e orelhas e se machuquem. Mas também podemos ter alguns cuidados preventivos com os olhos e orelhas que vão diminuir as chances do seu pet querer coçar.

O primeiro passo é dar o comprimido antipulgas/carrapatos para seu pet. As marcas mais famosas desses comprimidos encontrados facilmente em qualquer pet shop, além de matar carrapatos e pulgas também matam sarna. Sendo assim se o seu pet estiver com coceirinha de sarna até mesmo no ouvido, esse comprimido já vai ajudar bastante.

Carrapatos são bem visíveis se procurarmos no corpinho do animal, porém as pulgas são menores e mais rápidas, dificultando a visualização delas. Então apesar de procurar pulgas no seu animal e não achar, recomendo que seja dado o comprimido para seu cãozinho tomar.

Os ouvidos (parte interna) são auto limpantes, ou seja, se limpam sozinhos. Porém se o seu pet tem o ouvido muito peludinho pode ser que ele não exerça corretamente essa função de limpeza. Se o seu pet está apresentando algum sintoma de estar com dor de ouvido: coçando a orelha no chão, na parede, sacudindo a cabeça, chorando, você precisa chamar a médica veterinária para examiná-lo. O que quero focar aqui é sobre a limpeza da orelha (parte externa – de fora do ouvido), já que essa parte não é autolimpante. Você pode e deve limpar tranquilamente, quer ver os motivos:

  • Alguns animais acumulam muita secreção;
  • Para tirar a umidade do banho, prevenindo fungos;
  • Orelhas pendulares e peludas são mais predispostas á otites;
  • Otite crônica e recorrente é falta de prevenção;
  • Local limpo é mais difícil de infeccionar;
  • Evitar otohematoma – quando animal coça a orelha e estoura uma veia de sangue;
  • Sujeira coça e o animal pode se machucar.

Limpar o pavilhão externo da orelha é seguro, você não irá machucar o seu pet já que não vai limpar a parte interna, e mesmo que limpasse, o canal auditivo dos animais é em formato de L, por isso seria muito difícil você conseguir machucá-lo. Você vai precisar de:

Para um animal de porte grande utilize uma gaze, se for animal de porte pequeno utilize um cotonete de bebê (que é mais gordinho na ponta). Não limpe no seco senão a limpeza não será eficaz e ainda pode machucar seu pet. Utilize uma solução de limpeza para ouvidos de ph neutro, aquele simples que você encontra em pet shop. Produtos de limpeza muito fortes são ácidos e preparam a pele para receber medicação em caso de doenças, não servem para prevenção. Para prevenção utilize o de ph neutro, simples.

Outro produto que pode ser utilizado na limpeza da orelha externa é o banho seco, um spray que vendem em pet shop. Mas cuidado, não espirre ele diretamente, coloque no cotonete ou gaze pra depois limpar. E não se esqueça que para utilizar um banho seco na limpeza da orelha ele não pode ter álcool na composição.

A seguir um vídeo sobre a limpeza da orelha:

Lembrando que o ideal é que faça a limpeza das orelhas externas 3x na semana, ou caso seu pet já teve probleminha de ouvido, então faça a limpeza todos os dias para evitar que aconteça novamente. Afinal ouvido e orelha estão ligados, e se um não está bem o outro também não estará. Bora falar dos olhos?

Manter os olhos limpos dificulta que a sujeira se instale e infeccione os olhos, além de evitar que o animal coce e se machuque. Por isso limpe os olhos do seu pet diariamente. Nós lavamos os olhos todos os dias não é mesmo? E os pets também precisam desse cuidado. Mas não é com água como em humanos.

O ideal é que se utilize a solução de limpeza para olhos, um produto específico para esse procedimento. Ou pode ser utilizado soro fisiológico também. Mas é muito importante que na utilização do soro fisiológico que você seque bem pra não dar probleminha de pele embaixo dos olhos.

Fazer a limpeza no caminho da lágrima: de fora pra dentro (canto do olho mais próximo á orelha até o canto do olho mais próximo ao nariz), pra estimular a sujeira sair e para não obstruir o canal lacrimal. Se todos tiverem esse cuidado preventivo, não tenho dúvidas que teríamos menos animais precisando de tratamento oftálmico.

Todos os animais de todas as raças precisam fazer a limpeza dos olhos e dos ouvidos. Porém as raças á seguir possuem predisposição a ter problemas nessa região, por isso reforço a importância da limpeza para:

  • Raças das orelhas pendulares: beagles, cockers...
  • Raças dos olhos saltados: pug, lhasa apso, shih tzu...

(*) Dra. Larissa Meurer é médica veterinária com 5 anos de experiência clínica. Especializada em Prevenção e profissional no atendimento domiciliar. Trabalha realizando treinamentos de equipe em pet shops com foco em prevenção. E também realizando consultas, exames e vacinas em domicílio com objetivo de aumentar o tempo de vida dos animais e trazendo ainda mais qualidade de vida aos pets e consequentemente pra toda família de seus pacientes.

Nos siga no Google Notícias