Celular e folia podem não ser bons aliados para a sua imagem
É preciso bom senso antes de usar o celular durante as festas para não se arrepender depois
Quem nunca postou uma foto ou vídeo curtindo numa festa e no dia seguinte se arrependeu? Ou mandou um WhatsApp após ter bebido e desejou voltar no tempo para apagar? Em tempos de festas e celular sempre à mão, é preciso ter cuidado para não se arrepender ou impactar negativamente a sua imagem.
Apesar de muitas pessoas só usarem as redes sociais de maneira pessoal, não é segredo que Instagram, Facebook, TikTok e etc. são uma das principais fontes de informação dos recrutadores sobre os possíveis candidatos, e que os clientes as utilizam para avaliar a sua imagem ou da sua empresa. Mesmo que o perfil seja fechado, dá para ter uma ideia. As pessoas precisam tirar suas próprias conclusões antes de confiar em alguém para contratar ou para adquirir produtos e serviços, e usam as redes para isso. Mesmo que não use seu perfil profissionalmente, ele certamente dirá muito sobre você.
E além dos posts, as mensagens e ligações durante a folia, e após beber, podem ser um tiro no pé. Por isso, algumas dicas são valiosas para evitar constrangimentos e arrependimentos após as festas.
Evite fazer postagens ou stories se tiver ingerido bebida alcoólica. Após beber, a maioria das pessoas ficam mais desinibidas, extrovertidas, empolgadas, e podem fazer publicações que acham maravilhosas na hora, mas não fariam caso não tivessem bebido. Você pode filmar e fotografar tudo e deixar para postar no dia seguinte. Assim, também poderá curtir muito melhor o momento.
É importante também não enviar ou responder mensagens, e-mails e atender ligações profissionais se estiver festando. Provavelmente você estará mais distraído, poderá estar impaciente e, caso tenha bebido, responder de uma maneira que poderá causar constrangimento ou mal-entendidos depois. Espere até o momento mais oportuno, ou se for urgente, vá para um lugar mais sossegado e atenda/responda com calma e atenção.
Evite fazer fotos muito sensuais. É comum ousar um pouco mais em looks festivos, mas nem tudo o que fazemos precisa ser postado. Lembre-se sempre que sua imagem é sua marca, então pense se isso irá te agregar profissionalmente.
Por fim, evite ficar fazendo postagens falando mal do carnaval, do barulho, da multidão, enfim, das pessoas que gostam de curtir porque isso demonstra intolerância – e um pouco de chatice – para quem te segue. Fazer comentários grosseiros sobre o corpo e vestimenta das outras pessoas, também não costuma contar pontos positivos.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.