Tendência é se vestir de maneira mais relaxada no trabalho. Será?
Grande parte das profissões e empresas estão se informalizando, mas tudo depende do que se quer comunicar
Li no site da revista Forbes matéria intitulada “Não tem volta: roupas casuais vão dominar o visual de trabalho”. O ponto de vista é interessante, mas é preciso se atentar para os códigos visuais que cada profissão e cada empresa exige. As roupas casuais são, sim, usadas em muitos ambientes profissionais, mas isso porque grande parte das empresas e profissões são mais informais.
Na matéria, me surpreendeu um termo usado algumas vezes: “A tendência de se vestir de maneira mais relaxada para o trabalho (...)”. Uma coisa é se vestir de forma casual, outra é se vestir “mais relaxado”. É preciso diferenciar um do outro. Vestimenta casual engloba calça jeans (sem rasgos), camiseta, tecidos mais confortáveis, sapatos como mocassim, sapatilhas, tênis casual, mais estampas e cores, e etc. Contudo, calça de moletom, chinelo, bermuda, e outras roupas que costumamos usar em casa (pior ainda se estiverem desagastadas e amassadas), não estão inseridas no dress code da maioria das empresas e profissões.
A vestimenta e os cuidados pessoais são ferramentas importantíssimas que cada um de nós tem para comunicar mensagens, especialmente no trabalho. A aparência (roupas, acessórios, cuidados pessoais, perfume) impacta na percepção de valor do profissional, assim como a postura, linguagem corporal, tom de voz, jeito como ele fala e se move. Tudo comunica. As pessoas estão “dizendo” informações ao seu respeito sem falar uma única palavra, o tempo todo.
Ao se vestir para o trabalho, considere o que isso diz sobre você e se está de acordo com a mensagem que deseja comunicar. Não há certo ou errado. É tudo uma questão de contexto. Uma gravata pode fazer você parecer confiável e enraizado na tradição. Ótimo para um advogado ou um trabalhador da área financeira. Mas também pode te deixar distante dos colegas e passar uma mensagem de resistência a mudanças, em uma startup de tecnologia, por exemplo.
Sempre que o ex-presidente Barack Obama se dirigia a uma multidão de americanos da classe trabalhadora, ele falava sem paletó e com as mangas arregaçadas. Nestes momentos, ele comunicava silenciosamente para o público que ele também era um trabalhador esforçado.
Como tudo na vida, existem variáveis. Nem todo mundo infere a mesma coisa de uma roupa. Alguém pode ver você usando um novo par de tênis da moda e pensar que é legal e moderno, enquanto outra pessoa pode pensar que é desleixado usar tênis. Por isso é fundamental entender seu ambiente de trabalho específico e saber, com clareza, quais as mensagens que você precisa transmitir para o seu público (clientes, funcionários, colegas, chefia).
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
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